Cúpula da Ação Climática Global
O Vaticano vai receber um simpósio sobre a ecologia, esta semana, para preparar encontros internacionais que se vão realizar nos próximos meses, como a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas e a Cúpula da Ação Climática Global.
Entre oradores convidados destacam-se representantes de várias Igrejas, comunidades indígenas, jovens, cientistas, académicos, políticos, economistas, especialistas em finanças e artistas; além de figuras como o novo cardeal peruano Pedro Barreto, da rede eclesial pan-amazónica; o cardeal Charles Bo, arcebispo de Rangum, Mianmar; o arcebispo metropolita ortodoxo John Zizioulas; ou o professor Hans Joachim Schellnhuber, diretor do Potsdam Institute for Climate Impact Research (Alemanha).
> Gostaríamos de criar uma verdadeira ‘rede de pessoas’ apaixonada pelo cuidado da nossa casa comum”, explicou o coordenador do sector da Ecologia e Criação do Dicastério da Santa Sé para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, frei Joshtrom Isaac Kureethadam.
Com este simpósio, que se realiza amanhã e depois (quinta e sexta-feira), pretende-se assinalar o 3.º aniversário da encíclica "Laudato Si", do Papa Francisco, publicada em Junho de 2015.
O programa do simpósio internacional inclui ainda um debate entre gerações, com um grupo de 30 crianças, testemunhos de cinco jovens dos cinco continentes e “dois importantes representantes” do norte e do sul do planeta.
O encontro será transmitido em directo pelo sítio online – laudato-si-conference.com -e acompanhado nas redes sociais com a hashtag (palavra-chave) #LaudatoSi3.
João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS