Portugal acaba de ser eleito como o melhor país turístico da Europa e dos mais atractivos do Mundo, posição cimeira baseada no clima, património cultural, hotelaria, gastronomia, hospitalidade, segurança e qualidade ambiental. Por seu turno, a Madeira foi eleita pelo sexto ano consecutivo como o melhor destino turístico insular do Mundo. Dois prémios, duas distinções, que dão ao nosso país padrões altamente qualificados na competitiva área turística internacional.
No ano passado cerca de 13 milhões de estrangeitos visitaram Portugal, um número recorde com tendência para aumentar. É óbvio que o turismo é um produto beneficiador de tudo o que um país vai alcançando. A vitória de ontem, sobre a Holanda, que deu a Portugal o título de campeão da Liga das Nações em futebol, tem repercussões promocionais em todo o mundo. Uma Liga que foi disputada por 55 países sob a égide da UEFA.
Temos que olhar para o turismo como um sector que faz movimentar todos os sectores económicos e sociais, é determinante para a evolução e causa para muitas e inevitáveis transformações. O Algarve foi uma região agrícola (pobre), evoluiu para as pescas (com algum sucesso) mas só veio a alcançar exponencial crescimento com o turismo, tornando-se na mais rica região turística portuguesa.
O mesmo se assinala em relação à ilha da Madeira que passou da agricultura (de sobrevivência) para a cana de açucar, depois para o vinho e bordado e a partir de meados dos anos 40 do século XIX para o turismo. São realidades que fazem de Portugal um país moderno com mais de oito séculos!