Neste primeiro fim-de-semana de setembro, realiza-se um dos mais importantes arraiais na Madeira com a festa do Senhor Bom Jesus na freguesia de Ponta Delgada. Milhares de pessoas continuam a participar neste evento que tem a sua origem nos inícios do povoamento da ilha, através de um "sesmeiro" - latifundiário que recebeu terras para cultivo - e que ali promoveu a festa em honra do santo da sua devoção.
O acontecimento cativou desde logo peregrinos e romeiros de toda a Madeira, caminhando a pé durante vários dias, por veredas das serras e picos a orientar o percurso. Por este andar cansativo e cheio de dificuldades terão nascido alguns estilos de dança, despiques e versos de improvisos que mais tarde dariam também substância ao folclore popular.
O arraial de Ponta Delgada realiza-se de noite e de dia, com muitos os motivos de interesse, a tal ponto que figura já no calendário festivo anual, a par da festa de Nossa Senhora do Monte. Segue-se outro arraial não menos famoso (no próximo fim-de-semana), o do Loreto, para os lados da Calheta. E no mês de Outubro (dia 9) a festa do Senhor dos Milagres, em Machico. Eram outros tempos, mas a vontade em participar continua a ser grande, sinal de que as tradições populares ainda garantem uma certa identidade, a raiz de ser assim e não de outro modo, e que não se confunde com a moda descartável dos tempos atuais. Haja festa!
Freguesia da Ponta Delgada (Madeira)
João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS