Dagny Carlsson, nascida a 8 de maio de 1912, na Suécia, é a sénior mais “velha” do mundo a ter um blogue. Em entrevista à Nyheter24 que, com a devida vénia, reproduzimos para a língua portuguesa, revela o seu interesse em ter um blogue:
“Para escrever o que nunca tive oportunidade de escrever”. Quanto à receita para a sua longevidade (104 anos), responde: “Ter bons genes e curiosidade”.
Nyheter24 - Porquê começou a blogar?
Dagny Carlsson – Comecei a me interessar por computadores quando tinha 93 anos. Anos depois, (aos 99 anos) participei num curso de informática para seniores (idosos) e gostei. A professora insistia e incentivava muito. Como sempre desejei escrever e nunca tive possibilidades para tal, surgiu a ideia de criar um blog e cá estou.
N24 - Qual é a coisa mais engraçada que vê no blogue?
DC - Estou com 104 anos e você sabe que eu não tenho uma infinidade de amigos - muitos já se foram há muito tempo. O blogue é um passatempo divertido e eu quero provar que você pode ter mais de cem anos e usar este tipo de comunicação. Espero que eu possa inspirar outras pessoas idosas a começar a blogar!
N24 – Conhece algumas pessoas idosas com blogue?
DC - Acho que, com mais de cem anos, sou a única a blogar. Mas sei que há uma pessoa com mais de 94 anos que também tem um blogue. Não sei, mas é provável que mais idosos tenham o seu blogue. O que é bom.
N24 - Como acha que tratam os mais velhos, hoje?
DC – Bem, não se pode generalizar, mas acho que as pessoas estão condescendentes. Umas tapinhas no ombro e dizem “velhinha”. Entende, eu entendo.
Entrevista na TV > https://www.youtube.com/watch?v=iCflB5ZB7io
Música > https://www.youtube.com/watch?v=KsS1Qz7WyII
"Os idosos não são estúpidos", sublinha Dagny Carlsson.

João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS