Há dois anos (2016), o blog ROINESXXI publicou uma notícia sobre as pomposas sedes dos partidos e as mais valias imobiliárias dos mesmos em várias regiões do país. Em Lisboa, o CDS/PP tem a sua sede num antigo palácio, valor patrimonial estimado em muitos milhões de euros. As sedes nacionais do PS, PPD/PSD, PCP, em Lisboa, valem dezenas de milhões.
De tais patrimónios imobiliários partidários o valor da aquisição fica aquém do valor real. É como comprar peixe-fino ao preço do carapau. O que fez o dirigente do BE (Ricardo Robles), ao adquirir um prédio que vale milhões pelo preço nicles, não é de bradar aos céus, excepto para quem anda distraido da política e dos políticos.

> Ricardo Robles, dirigente do BE e vereador da C.M. Lisboa, comprou um prédio, em Alfama, por 347 mil euros e, após obras, colocou à venda por 5,7 milhões de euros. Um lucro superior a 4 milhões de euros. Rica democracia...
Tonto... foi o Dr. Oliveira Salazar que "nasceu pobre e pobre morreu", que não só não soube criar riqueza pessoal, para si e para os seus, como submeteu os portugueses à pobreza. Tonto é pouco... por muita inteligência que tenha tido. Tonto por nada prometer e cumprir o que dizia: trabalho, trabalho, trabalho.
Tempos que já lá vão, sem saudades mas com revoltas no presente, com políticos que prometem uma coisa e fazem outra: palavras, palavras, palavras. E o povo não reage!?
>>>
NB: Texto abaixo foi publicado em 2016:
PALACETE DO BLOCO DE ESQUERDA
A sede nacional do Bloco de Esquerda (BE), em Lisboa, está instalada num palacete do século XIX, inaugurado em Setembro de 1876. Está a completar 140 anos.
Na prática, de palacianismo a sede do BE tem pouco ou nada, todos os espaços são “oficinas” de trabalho, incluindo estúdios de rádio e televisão.
O palacete começou por ser ocupado pela LCI (Liga Comunista Internacionalista), em 1975, passando, em 1979, para a posse do PSR (Partido Socialista Revolucionário) e deste partido para o BE (Bloco de Esquerda).
A ocupação cedo passou à legalização por via de contrato de arrendamento e, em 2008, o edifício, de três andares, foi adquirido pelo BE, pelo montante de 600 mil euros, cujo valor patrimonial é, em termos de global avaliação, muito mais elevado.

João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS