28 de Maio de 1926
Mais um golpe militar em Portugal que ficou para a História: a 28 de Maio de 1926, uma "revolução" comandada pelo general Gomes da Costa, com Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona. A I República é derrubada. O carácter da ditadura seria acentuado com a instauração do Estado Novo, a partir da nova Constituição de 1933 e já com Oliveira Salazar no poder.
Já em 1910, os militares proporcionaram a mudança de regime, acabando com o regime monárquico e inaugurando a República, com significativas consequências para o País, em termos da evolução de mentalidades e de instabilidade político-social.
Mais recentemente, tivemos a "revolução" dos militares a "25 de Abril de 1974". E em séculos anteriores, o mesmo se tinha passado, quase sempre com a presença de militares ou forças impostas por uma certa violência/autoritarismo, e que depois vieram a dar origem à "ditadura", tirania, ausência de limites de poder, entre outros.

Fora a "ditadura militar", isto é, apoiada no exército, também existem outras "ditaduras" que não podem ficar esquecidas , como a "ditadura do proletariado" tão propalada e defendida pelo ideologia marxista, e segundo a qual impõe-se que haja "um período transitório" protagonizado e assumido unicamente pelos "representantes do proletariado" para o exercício de todos os poderes políticos, visando a destruição do "Estado burguês" e a implantação de uma "sociedade sem classes".
Enfim, se existe uma ditadura está tudo explicado, até que se dê outro "golpe" ou "revolução" a bem de todos os cidadãos, sem quaisquer discriminações.

João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS