Foi a maior diocese do mundo
De hoje a uma semana, domingo, dia 17 de Fevereiro, D. Nuno Brás da Silva Martins tomará posse como 33.º Bispo da diocese do Funchal. Nomeado pelo Papa Francisco no passado dia 12 de Janeiro, foi até esta data Bispo Auxiliar de Lisboa e sucede no governo pastoral da Diocese do Funchal D. António Carrilho que, desde então, passou a ser administrador apostólico.
Na sua primeira mensagem à comunidade diocesana, D. Nuno Brás disse que acolhia a nomeação do Papa "com um misto de temor e confiança: temor porque tenho consciência das minhas limitações; confiança porque sei que Jesus estará sempre comigo e não me abandonará."
A diocese do Funchal foi criada há 505 anos, a 12 de Junho de 1514, pelo Papa Leão X, e foi nos seus primórdios a maior diocese do mundo, dado o papel pioneiro e fundamental que desempenhou na evangelização durante a época dos Descobrimentos portugueses.
Ao longo dos séculos, empenhou-se em conservar e a difundir o ideal cristão através, também, dos milhares de emigrantes, e do contributo de destacadas personalidades no campo da cultura, da ciência e da prática social. Actualmente, é constituída por 96 paróquias, num território insular - Madeira e Porto Santo, com cerca de 270 mil habitantes.
Nos últimos 50 anos, a diocese do Funchal teve como Bispos: D. Frei David de Sousa, membro da Ordem Franciscana (1957-1965), D. João António da Silva Saraiva (1965-1972), D. Francisco Antunes Santana (1974-1982), D. Teodoro de Faria, natural do Funchal (1982-2007), D. António Carrilho (2007-2018), e agora D. Nuno Brás da Silva Martins (2018-).
Para a cerimónia de posse do novo Bispo está prevista a presença de vários Bispos, entre portugueses e estrangeiros, com destaque para o representante do Papa em Portugal - D. Rino Passigato, do Patriarca de Lisboa - D. Manuel Clemente, do responsável pela Biblioteca e Arquivo do Vaticano, D. Tolentino Mendonça (madeirense), do Bispo de Setúbal - D. José de Ornelas Carvalho (madeirense), e do Bispo de Amajary, Madagáscar - D. Alfredo Caires (madeirense).
O novo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás da Silva Martins, é natural do Vimeiro (Lourinhã), nasceu a 12 de Maio de 1963, e tem um significativo currículo pastoral desde os tempos da sua formação no Seminário, uma vasta experiência teórico-prática alicerçada em estudos fundamentais, como o doutoramento em Teologia Fundamental (1999), pela Universidade Gregoriana (Roma); o diploma em Comunicação Social pelo CICS (Universidade Gregoriana, 1993); o mestrado em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa - UCP (1990); e a licenciatura em Teologia na mesma Universidade (1985).
Nos últimos anos, foi ainda Professor na UCP, Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma, de 2002 a 2005; Reitor do Seminário Maior de Cristo Rei (Olivais) de 2005 a 2011, entre outros cargos de relevo.
João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS