.Maio 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

121 anos? Não estará o registo de nascimento errad...
As revoluções têm feito mudar muita coisa, tanto d...
Acho que sim, a morte do presidente tem agressores...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe (2019) 27 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 692 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

PORTUGAL, OPERAÇÃO MARQUÊS - JUÍZES SEM JUÍZO

Justiça nos pratos da balançaadf (2).png

Um vendaval de justiceiros explodiu mal conhecida a tomada de posição do juiz sobre o inopinado desfecho, inconclusivo e longe do seu fim, da “operação marquês”. Diz o ditado popular que “cada cabeça sua sentença”, ou seja, cada um tem direito a ter a sua opinião. Fosse qual fosse o resultado da leitura do megalómano processo que tem no seu epicentro o ex-primeiro ministro, José Sócrates, muitos prós e contras seriam gerados. Em boa verdade, tanta coisa, tanto perigo, para vermos a montanha parir um rato. Se a justiça funciona mal em Portugal é porque os juízes perderam o juízo, mas não, a justiça é mesmo assim. Ora vem das trevas, ora sai das cavernas, ora é cega pela intensidade do sol ora surpreende tudo e todos.

Ficámos a saber (ou já sabíamos?) que a justiça funciona ao sabor de cada cabeça e que a legislação pode ter repisada interpretação, mais artigo, mais alínea, mais parágrafo, mais de mais até o seu verídico final. Ficámos a saber que a “operação marquês” muda de parecer consoante o juiz que tenha o processo, Carlos Alexandre versus Ivo Vieira. O primeiro foi claro quando disse à SIC que: “Tenho de trabalhar porque não tenho amigos nem fortuna", referindo-se a José Sócrates. A posição sobre o caso parece evidente. Ivo Vieira justifica a sua opinião com os articulados da lei. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre o subjetivismo da justiça ficou esclarecido com a mediática sessão transmitida durante mais de três horas por todas as televisões. Caso único em Portugal e na Europa!

Em Itália e na França registaram-se casos semelhantes. A justiça foi relativamente célere a decidir. Em Portugal mordem-se as iscas mas os polvos continuam nas suas ricas tocas. A comunicação social promove a tragicomédia e sobem ao palco os habituais comentadores do “saber total”. Desde o dia 9 de abril 2021, decorre um abaixo-assinado para expulsar o juízo Ivo Rosa da magistratura, por não alinhar com os dez milhões de portugueses que supostamente querem ver José Sócrates atrás das grades. O juiz seguiu à letra as determinações de lei e, depois de escalpelizar folha a folha do volumoso processo, chegou à conclusão que faltam elementos capitais para ractificar a natureza dos factos. É mais um clique que surge no obscurantismo da justiça e da política portuguesas.

NB: Porquê não promover debates na televisão entres os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa? Entre José Sócrates e quem o acusa? E entre outras entidades directamente ligadas ao processo?... Os tais dez milhões de portugueses ficariam esclarecidos... A bem do serviço público.

publicado por j.gouveia às 11:19

link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De António Matias a 12 de Abril de 2021 às 12:45
Dez milhões contra o juiz? Estão a dormir? Agora se dissessem que os portugueses estão-se nas tintas com Sócrates e seus malabarismos políticos, já é outra coisa. Voltar o bico ao prego... em benefício de quem?
De Luís Sena a 12 de Abril de 2021 às 15:39
O juiz Ivo Rosa é, neste caso em concreto, um juiz de instrução e não juiz de julgamento. Fez o seu trabalho, agora compete a outros trabalhar e concluir o que há e muito por concluir. Este processo tem muitas voltas para dar, talvez mais uns 20 a 30 anos... é o que dizem. Não queiram arranjar bodes expiatórios para salvar a face.
De Mário Castro a 12 de Abril de 2021 às 21:20
O juiz é o culpado da tramoia... vão ver que o juiz ainda vai pelas canas dentro e Sócrates de volta ao governo. Onde está a verdade.
De P. Rodrigues a 13 de Abril de 2021 às 11:50
Se o juiz não aplica a lei é que está a ser incumpridor e a desviar-se para favorecer isto ou aquilo, se aplica a lei é acusado de não haver moral. Meus amigos, só limpando as miseráveis leis e isso compete à política é que podemos ter uma justiça de verdade. Alguém aceita que Sócrates, Salgado, e outros que levaram o país e os bancos à bancarrota não estejam presos??????? Estão à espera de quê????? de prescrições???? que leis são estas????? Depois são os juízes os culpados????? Querem continuar com leis à medida????? Meu pobre país estás no salve-se quem puder...

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano