.Outubro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

"Niguém está acima de ninguém" só se for noutro mu...
Pois tudo está em mudança... para melhor e para o ...
A acção dos Templários em Portugal nunca terá sido...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019

OS OLHOS E OS ROSTOS DAS IMAGENS

O impacto da imagem

O “impacto da imagem” é tema das Jornadas de comunicação (26 e 27 de setembro, em Fátima). Este texto também é sobre imagens. Factos são factos, mas não são todo o sentido. Na história, a Igreja sempre construiu lugares de evangelização e lhe foi enxertando o sentido do anúncio do Evangelho. Explicar o como não é dar sentido ao quê e ao para quê. Só o homem dá sentido. E o Homem Logos do Pai dá sentido pleno ao homem.

Será que na Bulgária e Roménia os ícones (imagens) dos frescos medievais das igrejas ajudaram a manter a fé cristã apesar de cinco séculos de opressão muçulmana otomana? As duas mulheres guias mostraram muita erudição histórica e religiosa e também fluência e competência na língua portuguesa. Iniciaram na compreensão dos seus países e dos vestígios arqueológicos e da arte das igrejas visitadas sem esconder as suas convicções e sentido de fé cristã ortodoxa.

bulg.jpg

Os frescos são exposições claras da fé cristã do Evangelho. Estes países de fé cristã ortodoxa, mantiveram a sua prática do Evangelho e da Bíblia. Os frescos estão centrados na divindade de Jesus Cristo, em Maria, sua mãe, ao lado ou com Ele ao colo; os apóstolos, alguns profetas e santos. Os visitantes como que são sondados por aqueles olhos icónicos de Jesus e Maria. Olhos abertos, luminosos, directos sobre os visitantes e peregrinos, olham, falam e interrogam os corações: entendem, vivem e praticam a fé em Jesus Cristo? São olhos de Bíblia falante, logos do sentido da vida humana, Logos de Deus, Uno e Trino: o Logos-Palavra de Cristo Homem-Deus.

Dizem, baixinho, todo o cortejo das verdades fundamentais da fé cristã. São olhos do sentido da vida humana: tu crês, vives o que crês, em Cristo e nas suas palavras do Evangelho? Assim falam os frescos nas capelas de S. Jorge, S. Nicolau, Santa Nedélia; nas classificadas de património mundial do Mosteiro de Rila, s. IX-XII, de Boiana, de autores desconhecidos, nas imagens da “Dormício” de Maria (a Assunção), de Jesus entre os doutores; e nas do mosteiro de Cozia, Roménia, na estrada para Sibiu.

Os ícones pedem contemplação para compreender o dizer claro dos olhos de Cristo ressuscitado, o Pantocrator, o Juiz, e, ao seu lado, os de Maria, dos apóstolos, S. Miguel e santos. Ciciam aos visitantes que a vida é bela se vivida a sério; é dom e responsabilidade livre. Os olhos de Maria exprimem doçura, amor exigente e misericordioso; os de S. Miguel vitória sobre o dragão. Os dos demónios, derrota e desespero infernal, ao levar os que não aceitam livremente a justiça e misericórdia do Pai.

bulg 1.jpg

Aceitação a que ninguém os pode obrigar: amor só rima com liberdade. Esta pode dar em bênção ou tragédia infernal; como sucede nas relações entre pessoas.
Os ícones são páginas de leitura sem escrita. Todos podem entender estes claros anúncios evangélicos da fé. Mais claros que alguns textos eruditos de teologia para o povo. Eram outros tempos, sim; mas o ensino claro de Cristo também vale, hoje. A fé cristã e a fé religiosa sincera interrogam o homem desde a longínqua pré-história aos confins dos tempos cristãos.

As perguntas e respostas, em tempo de perseguição, não se conciliam com fingimentos. Nas perseguições estas imagens de sentido, certamente, animaram os cristãos à fidelidade a Cristo. Terão sido até hoje apoio de fé dos seus mais de 80 por cento dos fiéis de ortodoxia cristã. Ajudaram a fazer a diferença nestes países.
Durante séculos até ao século IX, a língua grega das celebrações litúrgicas não era acessível ao povo analfabeto, ao contrário, as imagens claras e sintéticas eram acessíveis.

bulg 2.jpg

Perante os desafios das perseguições e escravização de cinco séculos dos muçulmanos otomanos, e mais tarde dos comunistas leninistas ateus, os ícones poderão ter facilitado mais encontros de fé que tantas catequeses de culturalismo vago, hodiernas, por essa Europa adiante, e também de tanta arte de sentido ambíguo. A perseguição começou a fazer-se sentir no século XIV no despontar da modernidade antropocêntrica.

Os vários levantamentos de Tornovo em 1598, 1688, e 1689 não conseguiram deter o seu domínio e opressão. Nem outras resistências apoiadas pelos austro-húngaros, nos séculos XVIII e XIX. Foi decisivo o apoio dos Russos, talvez por serem ortodoxos, para a independência da Bulgária, não apenas como principado dependente dos otomanos, mas esta só se realizou em 1903, dando origem à grandiosa basílica votiva Santo Alexandre Nevesky com imagens, mais uma vez, de grande sentido de fé.

A fé cristã ortodoxa pregada pelos frescos teve continuidade desde então até hoje. Será que arte pagã de uma Europa secularizada e inclinada à apostasia, vai ajudar?

> Aires Gameiro, Setembro de 2019

publicado por j.gouveia às 10:23

link do post | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres





REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano