Comunhão na diversidade
“Rumo a um ´nós’ cada vez maior” é o tema do 107.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, promovido pelo Igreja católica, e que este ano será celebrado a 26 de Setembro.. O tema foi inspirado na Encíclica sobre a fraternidade universal “Fratelli tutti”, do Papa Francisco que, na sua mensagem para este Dia Mundial, apela à compreensão e à vivência de que não existam «os outros», mas apenas um «nós». Este nós universal deve tornar-se “realidade sobretudo dentro da Igreja que é chamada a formar comunhão na diversidade.”
A mensagem é dividida em 6 subtemas e reserva uma atenção particular ao cuidado da família comum, que junto com o cuidado da Casa comum, tem como objectivo aquele “nós” que pode e deve se tornar cada vez mais amplo e acolhedor, refere em comunicado de Imprensa do Vaticano.
Para favorecer uma preparação adequada à celebração deste Dia, também este ano o Departamento Migrante e Refugiado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral organizou uma campanha de comunicação através da qual serão elaborados os seis subtemas propostos pela mensagem. E assim, mensalmente, serão propostos subsídios multimédia, material informativo e reflexões de teólogos e especialistas que ajudarão a aprofundar temas e subtemas escolhidos pelo Santo Padre.
João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS