.Setembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Infelizmente a democracia não atinge todos e é pen...
Os que militares que combateram em África ainda co...
De todas as guerras em que Portugal participou sem...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Sábado, 30 de Junho de 2018

MEMÓRIA DE VITORINO MAGALHÃES GODINHO

O passado glorioso dos portugueses

Neste mês Junho (que hoje termina) assinala-se o centenário do nascimento de Vitorino Magalhães Godinho (1918-2011). Autoridade máxima na história dos Descobrimentos, contemporâneo e protagonista das mais avançadas e pioneiras obras literárias sobre a História, em geral, em sintonia com a chamada Escola dos Annales, em França, país onde viveu a maior parte da sua vida académica.

Foi viver para França porque Portugal o expulsou do ensino durante muito tempo, por razões políticas… Em França, recebeu as mais relevantes distinções e foi Professor catedrático, tendo terminado o seu currículo docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa, já depois do "25 de Abril".

v1.jpg

Grande personalidade, cidadão activo na luta pela liberdade cívica e pela mudança de mentalidades, defendeu com elevada competência o passado glorioso dos portugueses, na época em que o mundo se descobria e aumentava por força das caravelas destemidas e marinheiros sábios e corajosos. Se fosse possível comparar a actualidade com esse passado, diríamos que hoje "somos pigmeus aos ombros de gigantes".

E no momento em que se discute, ou ainda se tem dúvidas, se os portugueses "descobriram" ou "acharam" outras terras  e territórios, se deve ou não haver um "Museu das Descobertas", etc., apetece ler, sem mais demoras, o Professor Vitorino Magalhães Godinho; não precisamos de mais explicações e não nos perdemos em opiniões carentes de profundo estudo.

Também a propósito dos "600 anos da Madeira e do Porto Santo", há quem ponha em causa que não houve "descoberta", que era tudo já conhecido e que, afinal, os portugueses chegaram muito tempo depois e, por acaso, encontraram umas ilhas…, ou seja, merecem pouco mérito e até é de "bom- tom" não pronunciar a palavra "descoberta".

v2.jpg

Como explica o Professor e competente historiador Vitorino Magalhães Godinho, na sua obra "A Expansão Quatrocentista Portuguesa", de facto: "Era o arquipélago da Madeira conhecido já no século XIV, mas a ninguém ocorrera povoá-lo. Então, e sobretudo desde que, em 1402, Béthencourt ocupara algumas (ilhas) das Canárias sob a autoridade da coroa de Castela, (o arquipélago madeirense) servia a castelhanos e portugueses de escala no regresso das ilhas Canárias, para aguada e caça.

Todavia, só entre 1419 e 1426 nele (arquipélago da Madeira), se estabeleceram os primeiros colonos. O povoamento, empreenderam-no dois escudeiros nobres da casa do Infante D. Henrique e um fidalgo de origem italiana - Palastrelli - da casa do Infante D. João. Como não pertenciam à nobreza favorecida, pretendiam constituir pequenos senhorios laboriosos, mas de rendimento assegurado dada a "bondade da terra". (…)

v3.jpg

"João Gonçalves (Zarco) era neto do vedor da fazenda João Afonso e, por isso, Jaime Cortesão aventou que esse estadista, a quem se devia já a tomada de Ceuta (1415), incentivou essa colonização. Os primeiros esforços dirigiram-se para Porto Santo, fracassando provavelmente por causa das querelas entre os três capitães (Zarco, Tristão Teixeira e Bartolomeu Perestrelo).

Só Perestrelo voltará a instalar-se nesta ilha" (Porto Santo), com a sua actividade económica centrada na "criação de gado" e na "exploração de uma cor tintorial, o “sangue-de-dragão". Zarco e Teixeira fixaram-se na Madeira e, nos anos de 1425 e 1426, "o Estado organiza juridicamente a ocupação do solo e a colonização".

Conclusão: Urge ler e aprofundar estes temas das "Descobertas" ou "Descobrimentos" portugueses com quem, na verdade, sabe do ofício de Historiador, como foi (e continua a ser) o Professor Vitorino Magalhães Godinho, que agora recordamos nos 100 anos do seu nascimento.

Video > https://www.youtube.com/watch?v=edlGhoYjHv4

publicado por j.gouveia às 08:46

link do post | comentar | favorito


REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano