.Dezembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Já agora acrescento que este primeiro presépio foi...
Tenho um blogue mas sou pouco atraída para escreve...
Ao João Godim e seus familiares desejo um feliz e ...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Segunda-feira, 22 de Agosto de 2016

MEMÓRIA DE PEDRO HOMEM DE MELLO

Onde estão os nossos poetas e escritores que deixaram prodigiosa obra mas que, no presente, caíram no esquecimento? Quem está na moda, logo se identifica com os prémios, as publicidades e as mediatizações às catadupas. 

Nunca como agora, se publicou tanto... mas quantidade não significa qualidade e torna-se cada vez mais difícil distinguir os bons autores dos simplesmente "autores". Num país como o nosso, com uma baixa taxa de leitores, editar uma média de 25 mil novos títulos/ano, no último quinquénio, é garantidamente lixo a mais. 

Resultado de imagem para pedro homem de melo   

Ser escritor não é escrever (...) um livro, como ser agricultor não é plantar uma árvore. Invocar o poeta lírico e autor de uma vasta obra como Pedro (da Cunha Pimental) Homem de Mello, nascido na cidade do Porto em 1904, no mês de setembro, e falecido aos 80 anos de idade, é homenagear um autor com letras maiúsculas. Formado em Direito pela Universidade de Lisboa, cedo se notabilizou como poeta original e fiel intérprete do sentimento português.

Amália Rodrigues imortalizou alguns dos seus versos, particularmente os títulos “Povo que lavas no rio”, “O rapaz da camisola verde”, “Havemos de ir a Viana” e “Fria Claridade”, temas incontornáveis do Fado; ou ainda Camané, com o poema "Sei de um rio".

   Resultado de imagem para pedro homem de mello livros 

Ainda que seja um autor pouco divulgado, Pedro Homem de Mello assume o lugar distinto no panorama da cultura nacional, como testemunham os vários prémios que recebeu: Prémio "Antero de Quental" (1939), Prémio "Ocidente" (1964), e o Prémio "Nacional de Poesia", em 1972.

Música > https://www.youtube.com/watch?v=AwUtVhQr8hs

publicado por j.gouveia às 15:10

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Leandro Guedes a 23 de Agosto de 2016 às 09:04
Fiquei deliciado com o seu artigo sobre o Poeta e Professor Pedro Homem de Melo.
Conheci o Senhor era ele professor na escola Industrial Infante D. Henrique no Porto e assisti a algumas palestras e aulas dele. Era um gosto ouvi-lo.
Era um verdadeiro Senhor, culto, inteligente, chique, sempre bem posto, falava maravilhosamente bem, tinha um timbre de voz que me ficou na memória.
Obrigado amigo por este belo artigo.
Abraços e continuação de boas férias.
De José Manuel Catalão Saavedra a 19 de Janeiro de 2019 às 22:07
É com muito orgulho que hoje me recordo com saudade o meu grande professor de História D. PEDRO HOMEN DE MELO pessoa com uma cultura incomensurável dum grande amigo que hoje difícil de se encontrar nesta sociedade actual um professor com uma dedicação para com os seus alunos um respeito com os seus colegas que o adoravam.
Lembrá-lo dos programas televisivos no Monte Da Virgem sobre o folclore português em que ele tanto dedicou com um trabalho em que ele procurava transmitir ao povo português as várias regiões com os seus tradicionais costumes na maneira como dançavam, como vestiam.
Era um comunicador que enchia os corações dos portugueses com a maneira como ele falava com as diversas regiões duma delicadeza que era a sua maneira de estar.
Lembro -me que ele chegava à escola industrial INFANTE D. HENRIQUE sempre de táxi cumprimentado as suas colegas de trabalho beijando as suas mãos duma delicadeza que parecia que estava na realeza, vestia sempre de fato azul às pontinhos gravata azul também às pontinhos era a sua imagem de marca na altura que sempre ficou na minha memória passados sessenta e quatro anos
Era um poeta excelente escreveu muitos poemas para a D.Amalia deixa um legado na poesia portuguesa que a nação esqueceu pois hoje os poetas deste século ficam muito aquém desta grande figura o que é lamentável pois os alunos nunca ficaram a saber pois as suas obras ficaram no esquecimento o ministério da educação nunca estabeleceram no ensino está grande figura pelo que tive o previlegio de o conhecer.
Espero que o ministro da educação actual através da comunicação social preste homenagem a esta figura nacional na literatura nacional e que a sua poesia seja dada no ensino secundário e na faculdade de letras.
É com grande emoção que vou terminar pois queria desabafar aquilo que me vai na alma em que os políticos esquecem as figuras do outrora bem haja meu querido professor pois eu com 72 anos nunca me esqueci tal era a sua dedicação com o ensino nunca fez greves procurou ajudar o seu semelhante sem estar à espera de retorno do estado a sua dimensão intelectual era mais alto hoje a sua figura não é reconhecida por estes traidores da Pátria que não reconhecem aqueles que através da poesia levaram Portugal à dimensão internacional.
Que Deus o tenha em eterno descanso
JOSÉ SAAVEDRA

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano