.Setembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Uma grande voz, sem dúvida.
Gosto imenso destes dois escritores. Em Portalegre...
É tanta a confusão que poucos saberão até onde o b...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Domingo, 25 de Agosto de 2019

FÉ CRISTÃ, CONVERSAS DE FÉRIAS

Nas férias acontecem conversas casuais, motivadas por encontros em lugares de origem e identidade cristã; umas com amigos, em ambientes esperados; outras inesperadas com desconhecidos em lugares de turismo e peregrinações. Assim ocorreu recentemente, nas férias na minha terra e em excursões de turismo, para mim de carácter religioso, pela Bulgária e Roménia, em igrejas e monumentos carregados de história e arte sobre a fé cristã.

As pessoas animam-se, trocam impressões, dialogam ou discutem calorosamente sobre temas religiosos e sobre assuntos cristãos católicos em que há desacordo nas convicções sobre a fé e práticas cristãs. Abundam dúvidas pessoais e situações complexas. Todos parecem procurar respostas e soluções, mas não sossegam com as apresentadas. f2.jpg

Ora se fica por opiniões ora se passa à discussão acesa sobre convicções humanas e de fé cristã. Abordam-se temas de festas católicas de patronos das paróquias, procissões de velas e outras e as iniciativas de arraial com espectáculos profanos e quase pagãos.

Os interlocutores, com frequência, divergem; uns tentam conciliar tudo, nivelando pelo pensar relativista, outros defendem que nas festas da Igreja até à procissão participam os praticantes da fé; os espectáculos de diversão no arraial destinam-se mais aos que só vem para eles e que sem eles acaba tudo e as igrejas ficam vazias. Nem vale a pena alguém dizer que as festas da Igreja católica são de evangelização e celebração da fé.

Acham outros que a Igreja também pode funcionar como empresa de espectáculos profanos. Convicções tão distantes impressionam e crescem se há um padre, gente jovem ou um leigo católico envolvido na Igreja. Noutras discussões entram aspectos políticos, económicos, morais e religiosos; pobreza, injustiças sociais e os males da sociedade e culpas da Igreja. f1.png

Cada interlocutor apresenta o seu ponto de vista, razões e argumentos. Dá-se a primeira ronda, a segunda e volta-se a repetir o já dito. Uns adaptam-se ao dizer do outro com versões revistas. Será que se converte alguém? A discussão torna-se repetitiva e desemboca num impasse. Um mantém, o outro mantém. Não se avança. De repente começa a emergir imperceptível o desejo de uns se sobreporem aos outros, de ter mais razão e de obter um pequeno triunfo.

Em linguagem chã, joga-se ao desafio de uns imitarem os outros, mas um ponto acima para serem maiores. Numa palavra, cai-se na conta de que todos procuram algo de novo sem saber bem o quê. Serão inúteis estas discussões?

Se forem sinceras como a conversa de Natanael no Evangelho (Jo 1, 45-49), talvez não. Podem, porém, envolver um erro frequente na lógica da fé e prática cristã: pretender que uns se convertam ao pensar e agir dos outros, com adesão a esta ou aquela pessoa de entre os presentes, a um livro, um autor, um sistema de pensar. Esquece-se o essencial da fé cristã e católica.f3.jpg

O outro não tem que se converter a qualquer dos interlocutores. Mas a Cristo e por Ele à Igreja. Estas conversas, só por si mesmas, não chegam. Alguns frutos podem vir mais tarde no encontro com Cristo. Ninguém tem que converter alguém a si mesmo. Após o impasse, ocorre falar com o Interlocutor da fé, Cristo, como aconteceu com Charles de Foucault quando se apresentou cheio de dúvidas na igreja de Santo Agostinho de Paris ao padre que estava a confessar.

Tenho muitas dúvidas e desejava falar consigo, disse. O padre, após um momento de pausa, disse; ajoelhe-se e confesse-se! Errado, dirão alguns, mas não foi. Ali mesmo realizou o encontro com Jesus Cristo e não apenas com o sacerdote.

Ocorre lembrar uma frase de entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa (Expresso, 3.08.2019, cad. p.33): «Da mesma forma que nunca conseguirei convertê-lo (Ferro Rodrigues) ao catolicismo ou ao PSD, nunca conseguirei passar a ser ateu nem socialista».

Nas polémicas sobre a fé cristã não seria de recorrer mais vezes à conclusão: agora é a vez de cada um falar com Aquele que se procura e em quem se deseja confiar e acreditar? Ele acabará por responder e esclarecer as dúvidas, mas não todas de uma vez.

Férias, Agosto, Festa de S. Bartolomeu de 2019 / Aires Gameiro

publicado por j.gouveia às 10:21

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Anónimo a 25 de Agosto de 2019 às 23:26
Não consigo aumentar nem retirar uma vírgula ao texto. Apenas direi que gostei de ler. Joaquim Cosme
De Luísa Neves a 27 de Agosto de 2019 às 15:35
A fé move toda a nossa vida, dá-nos tudo aquilo que queremos ter ou alcançar. Sem fé nada se consegue. Fé é acreditar sempre...

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano