.Setembro 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

São estas crueldades quel evam as pessoas serem de...
Autos-de-fé foram crimes contra a humanidade e os ...
A inquisição fez muitos muitos disparates

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe (2019) 27 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 692 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Domingo, 25 de Julho de 2021

EFEMÉRIDE, DIA DOS AVÓS E DOS IDOSOS

Memória da história humanaav.jpeg

Não é dia para discursos a considerar coitadinhos os avós e os idosos que ainda estão vivos. Joaquim, Ana, Semião e a Ana de Fanuel são abençoados na vida e missão (cf. Lc 2,21-38). Todos os idosos são bênçãos de Deus, não lamentações. Os avós e idosos que precisam mesmo de muita ajuda de proximidade doutros. Uns por doença, outros por fraqueza esperam apoio e cuidados de saúde. Devido aos progressos da medicina, outros são cada vez mais, e mais saudáveis; auto ajudam-se com alguma autonomia, mas sentem falta de quem fale com eles, os oiça e solicite a contar narrativas da sua vida.

Algumas abordagens defendem que as ciências humanas não são válidas sem os dizeres e narrativas das experiências e emoções dos humanos, mesmo os mais desvalorizados e pequenos nos cenários da vida. Outros avós e idosos precisam de ser empoderados no estatuto digno de funções de criatividade e missão, segundo o grau da sua validez para bem da comunidade social.

Para o bem comum

O homem, de qualquer idade, é glória de Deus, no dizer de S. Ireneu. Avós e idosos são glórias de Deus e da humanidade pelo que são e realizam. Importa resistir a teorias e ideologias, “cínicas”, como diz o título de um livro, que pretendem descartar idosos por outros menos idosos, mas insatisfeitos. Será justiça social colocar agora os da mó de cima de ontem por baixo como vítimas, e por cima, mimados, os vitimizados de ontem como se a fraternidade fosse impossível? Descartam-se alguns de ontem e de hoje, privam-se de dignidade, homenagem, posições de santidade, como produtos fora de prazo. Infelizmente as teorias referidas descartam até os “pequenos” por qualquer caraterística individual.

Se os conhecimentos universais perdem valor quando se silencia uma parte dos humanos; não têm sido só os de “raças” não brancas que têm sido silenciados por pseudo irrelevância, para o bem comum de todos os irmãos e filhos de Deus. O Papa, «ao anunciar a instituição do “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”, que se vai assinalar no quarto domingo de julho junta à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho)», quis assim ligar a celebração, ao 2 de fevereiro, da festa da Apresentação de Jesus no Templo, quando dois anciãos, Simeão e Ana, “reconheceram em Jesus o Messias” (Ecclesia, 31,01.2021).

Idosos são memória

Associou Jesus Cristo como sentido da vida de Semião e Ana, à de um casal, S. Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e à de toda a Sagrada Família de Nazaré. Os idosos, são memória de uma parte da história humana, memória dos encontros entre Deus e os homens; e o mais significativo da Incarnação do seu Filho, ao assumir toda a realidade humana de esperanças, alegrias e dores; e das “grandes coisas” da salvação pela paixão, morte e ressurreição para a vida eterna. E ainda da oferta, em Cristo, de misericórdia e perdão aos pecadores arrependidos.

O Papa, na sua mensagem, insiste que o Senhor está sempre com os idosos, nunca se reforma e a velhice, tempo de surpresas, leva todos a perguntar-se: «Qual é a nossa vocação hoje, na nossa idade? Salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos». Surpresas a descobrir nos chamamentos inesperados do Senhor em qualquer idade.
O Papa indica três pilares-surpresas: «os sonhos, a memória e a oração». Os sonhos, de idosos e não só de jovens, como se tende a pensar; Os jovens podem «agarrá-los», diz o Papa, e fazerem deles «as suas visões» e realizá-las. Os idosos têm o privilégio das memórias, enquanto o privilégio da oração-fala com Deus é para todos, hoje mais que nunca.images.jpg Pe. Aires Gameiro
publicado por j.gouveia às 09:48

link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Aires Gameiro a 26 de Julho de 2021 às 19:29
Só para dizer que agradeço a publicação e observar que o nome do autor está enganado. Sou eu Aires Gameiro
De j.gouveia a 31 de Julho de 2021 às 19:19
Bom Dia
Agradeço a v/comunicação.Um lapso já corrigido.
Cordiais cumprimentos
João Godim
De Joaoquim Cosme a 31 de Julho de 2021 às 19:13
Eu sou o mais novo de oito irmãos. Todos eles me falavam dos avós com muitas graças mas eu não conheci nenhum dos avós.
De Lena Ramos a 2 de Agosto de 2021 às 09:56
Algria para uns e tristeza para outros, a partir de certa idade os homens e mulheres são quem menos atenção têm, não só em Portugal como no mundo. Notícias dizem que nos países mais pobres é onde há mais adoração e respeito pelos mais velhos.

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano