Pobreza é fruto da injustiça social
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, e irá realizar-se, pela primeira vez, no próximo dia 19 de Novembro. A mensagem para este Dia já foi divulgada pelo Vaticano e tem como título: "Não amemos com palavras, mas com obras".
"O nosso mundo, muitas vezes, não consegue identificar a pobreza dos nosso dias, com suas trágicas consequências: sofrimento, marginalização, opressão, violência, torturas, prisão, guerra, privação da liberdade e da dignidade, ignorância, analfabetismo, enfermidades, desemprego, tráfico de pessoas, escravidão, exílio e miséria.
A pobreza é fruto da injustiça social, da miséria moral, da avidez de poucos e da indiferença generalizada! Diante deste cenário, não se pode permanecer passivos e resignados", alerta Francisco.
"Que este Dia sirva de estímulo para reagir à cultura do descarte, do desperdício e da exclusão e a assumir a cultura do encontro, com gestos concretos de oração e de caridade, para uma maior evangelização no mundo; os pobres não são um problema, mas um recurso para acolher e viver a essência do Evangelho”, conclui o Papa.
João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS