.Outubro 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Passados 20 anos e parece que nada mudou.. o terro...
Sofri com este acidente da queda das torres pois e...
Gostei muito de ler este texto. Tenho a certeza qu...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe (2019) 27 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 692 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2019

CENTENÁRIO DE SIDÓNIO PAIS

Exposição no Panteão Nacional

"Sidónio Pais: o retrato do país no tempo da Grande Guerra", é o título da exposição que está patente no Panteão Nacional
até ao próximo dia 17 de Março. A exposição destina-se a assinalar os 100 anos do assassinato do 4º Presidente da República e  procura dar a conhecer os aspectos mais relevantes da vida e obra do professor, militar e político, tendo ainda como cenário o Portugal daquela altura (final da Primeira Guerra Mundial).

A mostra inclui exemplares de pintura, escultura, têxteis e publicações de alguns dos mais importantes museus, palácios e monumentos portugueses. Reúne vários objectos pessoais, “nomeadamente uma magnífica espada, que ele usava sempre, uns binóculos, assim como objectos ligados à arte de montar, pois fazia gosto em cavalgar e apresentar-se montado num cavalo branco”, contou a directora do Panteão Nacional, instituição onde repousam também os restos mortais do "Rei-Presidente".

Referindo-se a Sidónio Pais, Isabel de Melo recordou que “foi o primeiro (presidente) a preocupar-se com a sua imagem pública, o "marketing", a forma como se deixava fotografar – só de uma certa maneira -, e da sua promoção política”.

SP.png“Deve-se a Sidónio Pais a criação do Serviço de Audiovisuais do Exército e, na exposição, temos filmes da participação portuguesa na Grande Guerra e das várias visitas presidenciais que fez, assim como do seu funeral”, disse.

Paralelamente, “no sentido de contextualizar a época”, a mostra inclui vários obras de arte, nomeadamente esculturas de Teixeira Lopes, Francisco dos Santos e Simões de Almeida, entre outros, e pinturas de Amadeo de Souza-Cardoso, Abel Salazar e Eduardo Viana, uma “custódia magnífica em prata lavrada do Santuário de Fátima, oferta da Quinta da Regaleira (em Sintra, de autoria do italiano Luiggi Manini”, além de várias fotografias.

“A exposição aborda não só a figura do Presidente como a época em que viveu”. Inclui também a descrição “de um ambiente quase misterioso e fantástico”, pelo jornalista Augusto de Castro, de um encontro com o Presidente Sidónio, que, no fim do mandato, se isolou no Palácio da Pena, que “quase funcionou como uma masmorra”.

SP1.jpgSidónio Pais liderou uma insurreição contra o Governo liderado por Afonso Costa e, a 11 de Dezembro de 1917, tomou posse como Presidente do Ministério (actual primeiro-ministro), acumulando as pastas ministeriais da Guerra e a dos Negócios Estrangeiros. A 27 de Dezembro, assumiu as funções de Presidente da República, assumindo desde então "um poder presidencial absoluto" e estabelecendo em Março de 1918 o sufrágio directo e universal para a eleição presidencial.

Em Abril deste mesmo ano, submeteu-se ao escrutínio popular, tendo sido eleito, exercendo as funções de chefe de Estado de Maio desse ano até ao seu assassinato, aos 46 anos, em Dezembro de 1918.

Sidónio Pais encontra-se sepultado no Panteão Nacional desde a abertura do monumento, em 1966. “Curiosamente, desde essa data, é dos poucos túmulos onde nunca faltam flores frescas, além dos de Amália Rodrigues (trasladada em 2001) e de Eusébio (trasladado em 2015)”.

publicado por j.gouveia às 09:33

link do post | favorito
2 comentários:
De Maria Granja a 9 de Janeiro de 2019 às 21:38
É uma exposição a não perder....
AG
De António Matias a 10 de Janeiro de 2019 às 20:38
Teve virtudes e defeitos. Quis enfrentar o poder bem instalado...
Foi morto, muito novo, 46 anos. Mas... foi provado que a sua governação era de u ditador.!!! Criou muitos inimigos.

Comentar post

ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano