PRESTIGIO DE PORTUGAL NO MUNDO
A notícia corre mundo e com a melhor das apreciações quanto ao futuro da Organização das Nações Unidas (ONU) sob a liderança do português António Guterres. Personalidade competente e reconhecida pelos seus pares, a sua eleição, esta semana, foi unanimemente aplaudida pelos principais poderes dos países influentes e com forte visibilidade política, diga-se, "potências".
Um português que, nos últimos dez anos, já tinha dado provas como Alto Comissário do ACNUR - Agência das Nações Unidas para os Refugiados, e antes disso, fora Primeiro-Ministro, entre outros cargos.

Tem perfil de líder, consideram os que com ele conviveram desde muito cedo, ainda como estudante qualificado e membro de organizações católicas para acudir aos mais necessitados.
Enquanto estudante universitário, em vez de fazer oposição ao regime de Salazar, como tantos outros, António Guterres envolveu-se e abraçou a ação social dinamizada pela Juventude Universitária Católica.
Participou nos encontros e reuniões do famoso Grupo da Luz (Seminário da Luz dos Franciscanos, em Lisboa), onde participavam também outros protagonistas de relevo, como Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Santos Ferreira e o padre Vítor Melícias.
O seu nome e as novas funções que a partir de agora vai assumir a nível internacional, enchem de orgulho o nosso País e, principalmente, causam admiração pelo lugar que Portugal ocupa no concerto das Nações ao mais alto nível, apesar de geográfica e territorialmente ser pequenino, mas com um passado histórico de prestígio que "deu novos mundos ao mundo", no dizer dos poetas.

Resta acrescentar que o novo Secretário-Geral da ONU, apesar das suas convicções pessoais, políticas ou religiosas, é um "homem de consensos", um "construtor de pontes", como o Papa Francisco e outras personalidades discretas, mas não secretas ou escondidas atrás de lóbis.
António Guterres, sem exageros, passa a ser um dos melhores portugueses do mundo actual, como no futebol é Cristiano Ronaldo e outros em vários campos.

João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS