.Junho 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

O racismo é um problema que parece interessar para...
Não devemos ficar olhar para o nosso umbigo, porqu...
Tais reacões são de quem vive numa sociedade oprim...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe (2019) 27 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 692 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Sexta-feira, 27 de Março de 2020

ALEXANDRE HERCULANO, LER PARA NÃO ESQUECER

A felicidade está na educação

Neste mês de Março, dia 28, passam 210 anos do nascimento de Alexandre Herculano (1810-1877), historiador, romancista e político liberal, autor de "Eurico, o Presbítero", "Lendas e Narrativas", "O Monge de Cister", entre outras obras de grande referência, e renovador da historiografia portuguesa.

Alexandre Herculano (de Carvalho Araújo) foi, na opinião de Mário Gonçalves Viana, "um dos vultos mais notáveis da literatura portuguesa". Nasceu em Lisboa, de uma família de parcos recursos materiais; fez os primeiros estudos no Colégio da Congregação do Oratório (Oratorianos) e cedo se familiarizou com os grandes autores, frequentando as bibliotecas públicas, o Arquivo da Torre do Tombo, entre outras instituições.

Participou activamente nas "lutas liberais" e conheceu o exílio em França e Inglaterra, onde aproveitou para fazer investigação histórica. Reuniu-se com os melhores do seu tempo (Almeida Garrett, Antero de Quental, Oliveira Martins...), entre escritores e políticos; chegou a desempenhar cargos de direcção oficial, foi membro da Academia Real das Ciências, mas o seu maior empenho centrou-se na publicação dos "Portugaliae Monumenta Historica", onde apareceram pela primeira vez os "mais valiosos manuscritos e velhas crónicas da nossa História".

Para tal, o historiador viajou pelas bibliotecas, os arquivos seculares e eclesiásticos do território nacional, enfrentando dificuldades de toda a ordem. É considerado "o primeiro historiador moderno português, tendo-se dedicado, sobretudo, ao estudo das origens de Portugal e dos problemas políticos e sociais da Idade Média".AH aldeia.JPG

Nos últimos anos de vida, "refugiou-se"  na sua Quinta de Vale de Lobos (Azoia de Baixo, em Santarém), onde se dedicou à agricultura e morreu em 1877, sendo transladado para o Mosteiro dos Jerónimos em 1888.

Alexandre Herculano publicou dois romances de temas religiosos: “Eurico, o Presbítero” (1844), que aborda "a invasão de Portugal pelos árabes durante a Idade Média" e em que  Herculano analisa o "celibato clerical",  provocando polémicas; o outro romance foi “Monge de Cister” (1848), cujo enredo se passa no final do século XVI. Em 1851, publicou as "Lendas e Narrativas", com episódios inesquecíveis de heróis e situações particulares da nossa História. Também não se pode esquecer a  "Harpa do Crente" (1838), onde o autor se descobre como um profundo poeta. Obras muito interessantes que importa continuar a ler, para que Alexandre Herculano jamais seja votado ao esquecimento.        

"Não é da abertura de canais e estradas, do acréscimo das exportações, do fomento da indústria, que depende a felicidade futura do povo: é da educação. Ilustre-se, civilize-se, aprenda a conhecer o que lhe convém, renasça nele a boa moral, e a antiga virtude portuguesa, que depois será o próprio povo quem, sem socorro do governo, e até apesar do governo se preciso for, abrirá canais e estradas, melhorará a agricultura, aumentará o comércio, aperfeiçoará a indústria", Alexandre Herculano.

publicado por j.gouveia às 11:27

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Joaquim Cosme a 27 de Março de 2020 às 23:56
Em 1852 foi criado o concelho de Belém que hoje faz parte de Lisboa. O primeiro presidente desta Câmara foi Alexandre Herculano.
De a 29 de Março de 2020 às 11:23
Alexandre Herculano um escritor imortal. Li os livros que constam neste post e mais alguns dele. Um dos meus escritores preferidos.
Cumprts fl

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano