Há 80 anos, no dia 30 de Outubro de 1938, o actor e realizador Orson Welles transmitiu a versão radiofónica da "Guerra dos Mundos", de H.G.Welles (1866-1946), simulando uma reportagem em directo sobre a invasão da Terra por marcianos e lançando o pânico nos EUA.
A "Guerra dos Mundos" é uma referência na classificada ficção científica moderna, a par de Júlio Verne, outro grande autor nesta área. O livro está datado de 1898, numa época em que o "Mundo Ocidental pressentia que uma boa parte do que tinha sempre tido por imutável e seguro estava de facto a chegar ao fim."

Esta possibilidade, no entanto, nunca deixou de existir, e mesmo nos nossos dias, apesar das poderosas tecnologias que avançam pelo universo adentro, até Marte e outros planetas..., ainda persistem os receios sobre o desconhecido que, de um momento para outro, pode paralisar este pequeno planeta Terra (o único habitado, por enquanto) e provocar idêntico "pânico" ao registado há oito décadas através da ficção científica.

João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS