“Pérolas da nossa memória” é uma visita aos arquivos do nosso conhecimento. A visita começa a 1 de Maio, em homenagem ao patrono da cidade do Funchal, São Tiago Menor. Um ponto de partida para, durante uma semana (até as 18 horas do dia 6 de Maio), avivar a memória sénior e fundamentar factos históricos relacionados com a Ilha e a sua capital que é uma das mais cosmopolitas urbes portuguesas e conhecida no mundo pela sua baia, pelo seu anfiteatro e pela sua hospitalidade.
Vamos revelar o que sabemos deste secular arquipélago, em apenas 500 caracteres. Temos “prémios surpresa” para todos os participantes e “brindes de ouro” para os três primeiros classificados. Então:
1 – A cidade do Funchal foi saqueada várias vezes por corsários franceses, desembarcando na Praia Formosa. Roubavam o quê e porquê?
2 – O Colégio dos Jesuítas no Funchal começou a ser construído a 20 de Agosto de 1568. Porquê foram os Jesuítas expulsos de Portugal e obviamente da Madeira?
3 - Quem descobriu a Ilha da Madeira: os navegadores genoveses (italianos de Génova) ou os navegadores portugueses?
4 – Será que o rei D. Carlos tem descendentes no Porto Santo… fruto de uma relação com uma madeirense?
5 – Cristóvão Colombo viveu no Funchal e no Porto Santo?
* Para cada resposta, o máximo de 100 caracteres (100 x 5 = 500 caracteres). Boa prosa e boa sorte! Respostas: senioresdoseculo21@hotmail.com
Vamos refrescar a memória... recordar o que aprendemos e conhecemos com sabedoria
João Godim
FREELANCER
Mil Canções
dos últimos 30 anos
>REPORTAGENS