.Outubro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
24
25
26
27
28
29
30
31

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

As campanhas para a erradicação do analfabetismo n...
Bom Militar ? desde quando ? qual a batalha, campa...
Concordo inteiramente com Platão. Joaquim Cosme

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > https://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Domingo, 14 de Fevereiro de 2010

Pe. Fernando Ribeiro na tertúlia ROINESXXI

Na próxima sexta-feira, vai estar na tertúlia do primeiro aniversário Roinesxxi (19.02.2009/2010), o Pe. Fernando Ribeiro, 74 anos de idade, natural da Ponta do Pargo (Madeira). Ingressou no seminário do Funchal em 1947, estudou filosofia em Coimbra e Teologia em Itália, onde fez o noviciado e a consagração. Entre 1962 – 1964 leccionou a disciplina de Literatura Portuguesa no Instituto Missionário de Coimbra, cidade onde exerceu o cargo de Superior e Professor da Comunidade Religiosa dos Dehonianos ou Colégio Missionário dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Em Lisboa, exerceu o cargo de Superior do Seminário Dehoniano, durante 6 anos. Em 2001 regressa à Madeira, ocupando-se, no presente, com a pastoral vocacional pré-primário.

Gosta de ler como de escrever “ultimamente, tenho dedicado mais tempo à escrita do que à leitura”. O último livro que leu tem por fundo o “drama” espiritual que Teresa de Calcutá viveu. Sobre a sociedade desta primeira década do século XXI prefere dizer que “há uma clara ausência de valores, muitas confusões sob o ponto de vista ético e moral, dando a impressão ao mundo que não gostamos de viver”.

Refira-se que as tertúlias do ROINESXXI (Sénior do século 21) tiveram início em Fevereiro de 2009 e têm por objectivo abordar questões mais directamente relacionadas com o ensino e a cultura sénior deste novo século.

Joao Godim

membro do roinesxxi

Reportagens004.jpg Pe. Ribeiro picture by JoaoGodim

Pe. Fernando Ribeiro é o convidado para a tertúlia do 1.º aniversário do roinesxxi (19.02.2009/2010)

publicado por j.gouveia às 12:56

link do post | comentar | favorito
18 comentários:
De M.F. a 14 de Fevereiro de 2010 às 17:16
Antes de mais parabéns pelo 1.º aniversário e pelo convidado especial que é um individualidade que muito respeito. No entanto, parece-me que também deviam convidar as individualidades que estivem na 1.ª tertúlia, Dr.ª Rubian Leal e Dr. António Castro, por quem também temos grande carinho e estima. Sou aluna da Universidade Sénior do Funchal. Isto não é uam crítica mas apenas uam ressalva. Renovo os parabéns pelo niversário e muito em p+artiocular pelo excelente blogue que é o roinesxxi. Felicidades e que aasim continuem que os seniones agradecem.
De comecardenovopt.blogspot.com a 14 de Fevereiro de 2010 às 17:54
Oi Amigos!
Parabéns pelo vosso blog.
O Nosso também fez um no dia 11 ,somos duas amigas da USF interessadas em comunicar e aprender!
Pelo vosso convidado os meus parabéns,
Tenho uma admiração muito profunda por Madre Teresa de Calcutá , pela sua simplicidade e amor ao próximo .
Deixou a vida mundana para se dedicar a tão nobres causas , não relevando, tantas acusações e insinuações, ela não julgava ,só ajudava os mais necessitados, mas.. há sempre , quem goste de criticar, e como estamos em liberdade ,têm esse direito , embora a mim me incomode...
Até breve
Herminia
De J.Gouveia a 14 de Fevereiro de 2010 às 18:58
Que mais dizer... quando poucas palavras dizem tudo!?
Nunca podemos agradar a gregos e a troianos e temos a consciência de aceitar a crítica com a paz que nos vai na alma.
O ROINESXXI não é nosso mas de todos os que nos visitam, venham por bem ou não, mas não fechamos a janela a ninguém.
O perfeicionismo é inimigo do progresso pelo que só quem nada faz escapa à crítica. Uma abraço a todos em nome dos roinesianos.
De Hermínia e Emília a 14 de Fevereiro de 2010 às 19:15
Sim, um sim sentido, e… os nossos PARABÉNS pelo 1.º aniversário do “começar de novo”. Um título de blogue retemperador, com um olhar periscópio da vida, com ternura e ao mesmo tempo com energia.
O bolo, a mensagem, as palavras escritas, são tudo, dizem muito! Parabéns.
Os blogues “começar de novo” e “roinesxxi” nasceram com oito dias de distância. Fomos gerados no mesmo ano e mês… que curiosidade!
Por acaso!
Não temos resposta para a coincidência…
Talvez, quem sabe, os dois blogues venham a comemorar, no futuro, um aniversário em conjunto. Quem sabe!
Parabéns. Com amizade, João
De comunicadoras a 16 de Fevereiro de 2010 às 16:25
Olá amigos. Antes de mais quero agradecer as palavras simpáticas que dirigem ao Começar de Novo. Muito obrigada! Diz-se que não "há coincidências", que "nada acontece por acaso"; sinceramente, não sei! Há altuas em quie vivemos momentos difíceis, dolorosos e começamos a questionar, a reclamar daquilo que nos parece uma grande injustiça. A vida acaba por nos mostrar, às vezes, que, afinal, o que aconteceu não foi por acaso, que foi necessário que passassemos por tudo aquilo; temos que esperar...a resposta acaba por chegar, embora por vezes demore e a espera seja sofrida. Ao contrário, há momentos na vida em que tudo de bom nos chega, somos felizes, os problemas parecem fugir de nós; nestes casos não paramos um minuto sequer para questionarmos o merecimento de tanta felicidade e muito menos para agradecermos à vida tamanha bençâo. É assim o ser humano...somos assim todos nós! Neste caso da " coincidência" do nascimento dos nossos blogs, a vida já nos deu alguns sinais de que não foi foi por acaso, ou melhor, o acaso nos juntou e a vida se encarregou do resto. Ás idéias e experiências expostas no nosso cantinho se juntam agora as de todos vós, surgindo assim uma amizade que, por certo, nos enriquecerá a todos. A vida, sempre digo, é um constante começar de novo; há um ano começámos um blog e com ele começaram novos momentos, novas experiências , novas amizades. Espero que assim continemos e que daqui a um ano possamos festejar mais um Novo Começar. Um beijinho muito especial a todos vós e muito obrigada pelo carinho demonstrado ao nosso Começar de Novo. Até breve e parabéns!
Emília
De Paulo Matias a 14 de Fevereiro de 2010 às 20:16
Parabéns ao roinesxxi por este primeiro aniversário, merecem todos os elogios pelo que têm feito e não se deixem levar pelo maldizer dos que parecem não ter personalidade própria. Oxalá que outros mais blogues de seniores aparecessem no nosso país com a quantidade de notícias que vocês colocam. Sou aluno sénior e sei ver o muito que estão a fazer.
Vê-se bem que os que criticam são os que não sabem como são feitos os blogues. A minha concordância também com o começar de novo, da Hermínia e da Emília, e também parabéns.
Obrigado a todos vós.
De Luís Figueira a 14 de Fevereiro de 2010 às 20:22
Muitos parabéns ao roinesxxi pela passagem do primeiro aniversário. Parabéns a todos os membros extensivos ao colaboradores e leitores. Haja festa que bem merecem, com um gigante e doce bolo!!!
De M.C. Silva a 14 de Fevereiro de 2010 às 20:34
Tenho notado frequentemente que há gente fatigada por tudo aquilo que causa boa impressão nos seniores, como é o blogue roinesxxi. Estão sempre contra nada. Egoísmo.
Ora! Um pouco ah bah! Lá!, lá! lá!
Vamos mas é festejar o aniversário, com bolo e champanhe, ou com vinho Madeira, meio doce, malvasia. Oi!
De António Melo a 14 de Fevereiro de 2010 às 22:28
Parabéns pelo vosso aniversário e também pela escolha do conferencista. Julgo que o critério para este ilustre convidado se integra no contexto da mentalidade senior de que o vosso grupo faz parte. E daí, faz toda a lógica que o orador seja também um sénior com especial competência como este sr. padre. Acho bem a vossa diligência que, com certeza será do agrado da maioria. Parabéns.
De Sandra Dias a 14 de Fevereiro de 2010 às 22:36
Prabéns pelo aniversário. Fazer anos é sempre uma oportunidade para fazer um balanço que, neste caso do blogue, oferece resultados positivos. Assim muitos séniores tivessem esta possibilidade. Mas, ainda estão a tempo de se tornarem leitores e sócios, não é verdade? Gostei de saber que o conferencista é uma pessoas de muito interesse para pessoas da nossa idade e não só. Vamos aproveitar a sua experiência, venham todos, mais jovens e menos jovens, aproveitem, ficamos todos a ganhar. Ainda bem que há pessoas com uma certa idade, como este senhor de 74 anos, que trabalha pelo bem dos outros e está disponível para falar de coisas interessantes para vida de todos nós. Sigamos o seu exemplo. Repito, ficamos todos a ganhar. Boa noite. Obrigada pela atenção que me dedicaram.
De Jocelina Curado a 15 de Fevereiro de 2010 às 09:51
Parabéns pelo aniversário e faço votos que o blogue nunca deixe de nos acompanhar com notícias que muito nos agrada.
De Cecília a 15 de Fevereiro de 2010 às 10:22
Como participante activa do "RoinesXXl", quero agradecer a todos os intervenientes, pelas palavras de apreço que nos deixaram pela passagem do 1ºaniversário. Um obrigada sincero a todos.Espero e é meu único interesse que o Blogue sirva para que aqueles que o lêem passem momentos agradáveis e que se sintam que estão acompanhados por alguém que vos quer todo o bem que possa existir.

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano