Os alunos da Turma I da Universidade Sénior do Funchal foram brindados, hoje (18.01.2010), com uma visita guiada ao Mercado dos Lavradores, no Funchal.
A concentração, conforme previsto, aconteceu às 15 horas na companhia dos docentes Dra. Silvina Serrão e Dr. António Castro. A orientação da visita esteve a cargo do Dr. Valdemar Faustino, membro do Quadro Directivo do Mercado.
Jóia arquitectónica da nossa cidade e concebido pelo Arquitecto Edmundo Tavares, este monumento foi inaugurado em 25.11.1940, durante o mandato do Dr. Fernão de Ornelas na presidência do Município do Funchal.

O Mercados dos Lavradores, ex-libris do Funchal, foi um dos primeiros edifícios que utilizaram a técnica do cimento armado, no nosso país, mantendo a sua traça original, com predomínio das linhas direitas e elementos próprios das obras do Estado Novo. São de salientar os painéis de azulejos, de faiança Maria de Portugal, datados de 1940, com motivos regionais de grande beleza.
Aqui se abasteciam cerca de 75.000 pessoas, em 1980, data a partir da qual começou a decair, estimando-se que, actualmente, os seus utilizadores rondem as 70.000 pessoas.
O interior do mercado tem vindo a ser adaptado às exigências da actualidade, existindo uma zona de fumadores, uma HiFi Zone e um Pólo de Leitura, bem como um Café-Esplanada. Mais fotos na Galeria Roinesxxi.
João Manuel A. Pereira
De cecília a 19 de Janeiro de 2010 às 18:11
Participei nesta visita ao mercado e apesar de lá passar quase todos os dias desconhecia determinados aspectos do seu funcionamento, bem como arquitectura - é passar e não ver. Quero agradecer a abertura e simpatia que o Dr. Valdemar Faustino nos brindou. Um muito obrigado.
De Mário Figueira a 19 de Janeiro de 2010 às 21:45
É uma tendência geral, os cidadãos locais nunca vêem o que têm na sua cidade, isto é o mesmo em todo o mundo. O Funchal tem um rico património a começar pela zona velha da cidade. É a velha sina, vamos lá fora à praia, ao sol, a ver museus, quando temos sol, praias e uma clima fantásticos e 24 ou 25 museus que poucos conhecem. Maus cidadãos é o que são.
De comecardenovo.blogspot.com a 21 de Janeiro de 2010 às 16:08
OI
Pelo colorido da fotografia e pela exposição oferecida ,deve ser lindo!
Gostei muito do mercado da ilha de São Miguel, também é digno de se ver!
Até breve
Herminia
,
De J.Gouveia a 21 de Janeiro de 2010 às 19:39
O Mercado dos Lavradores do Funchal é de facto um "obra prima", com três pisos, uma praça de venda de peixe ampla e decorada com azulejos alusivos às espécies psicólogas, diversos talhos de venda de carne, dezenas de "barracas" com produtos agrícolas e frutícolas, espaços de venda de flores, de artigos do artesanto regional, vinhos entre os quais o Vinho da Madeira, pequenas oficinas tradicionais (desde o amola-tesouras, reparação de calçado, feitura de botas tradicionais madeirenses, etc.), espaço-feira de artigos diversos, loja de conveniência, pastelaria, snack-bar com a tradicional carne-de-vinho e alhos, uma agência bancária, etc. O Mercado dos Lavradores, construido na década de 40 do século XX, é dos mais bem concebidos do país e quiça da Europa. Um visita a não perder.
De Texto Mercado a 21 de Janeiro de 2010 às 19:46
Rectificação: piscícolas e não psicólogas; artesanato e não artesanto.
Comentar post