O actor Raul Solnado, faleceu, esta manhã, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de ataque cardíaco. Tinha 79 anos de idade (19 de Outubro de 1929 – 8 de Agosto de 2009). Actor de primeira água, foi humorista, cantor, fez cinema e actuou, no teatro, ao lado dos inesquecíveis artistas madeirenses, Maximiano de Sousa (Max) e Virgílio Teixeira. Citando a wikipedia, Raul Solnado foi “unanimemente reconhecido como um dos maiores nomes do humor português". Um sénior que fica na memória dos seniores.
Em 1958 participou nos filmes "Sangue Toureiro" e "O Tarzan do Quinto Esquerdo". Em 1960 torna-se primeiro actor na peça "A Tia de Charley" apresentada no Teatro Monumental. Participa no filme "As Pupilas do Senhor Reitor" (Prémio S.N.I.). Raul Solnado recebeu o Prémios de Imprensa para melhor actor de teatro de revista.
Publicou a sua autobiografia – A Vida Não Se Perdeu (1991). Em 2001 voltou aos palcos do teatro com um papel de grande relevo na peça "O Magnífico Reitor" de Freitas do Amaral. Recebe o Prémio Carreira Luíz Vaz de Camões.
Raul Solanado foi homenageado, em 2002. com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa e recebeu, em 10 de Junho de 2004 , do Presidente Jorge Sampaio a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Foi, até à sua morte, Director da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas.
De Maria Cecília Pestana a 8 de Agosto de 2009 às 14:29
Lamento. Portugal perdeu um grande homorista. Recordo-o desde a infância e muito se falava e ria citando frases do seu humor. Que a sua alma descance em paz.
De Maria Edite a 8 de Agosto de 2009 às 16:34
Um grande senhor do teatro e da cultura em geral, não haja dúvidas. E quando assim é, não morre porque deixou obra. Lembro que a sua ex-mulher, Leonor Xavier, escritora, é autora de uma Biografia de Raúl Solnado e acaba de publicar o livro Casas Contadas, onde também fala do Solnado... Leiam este livro, vale a pena.
De M. T. a 9 de Agosto de 2009 às 17:45
Foi um grande actor e um grande homem.
Comentar post