.Abril 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Já lá estive e de fato é uma ilha com uma orografi...
Pois é, a história não esquece... para quê? A gue...
A política está em tudo nós é que não vemos ou não...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Terça-feira, 21 de Julho de 2009

Alunos das Universidades Seniores com "férias a mais"

Três meses de “férias” para os alunos das Universidades e das Academias Seniores não se coadunam com o optimismo, a ética e a espiritualidade dos alunos, com mais de 55 anos de idade, aposentados. Para os jovens é uma “festa”, para os seniores é uma “chatice”. A universidade para os seniores é também um ponto de encontro cultural, de convívio e de partilha de conhecimentos acumulados ao longo da vida sócio-profissional.

Perante este quadro, a reflexão que os seniores universitários fazem leva-os a concluir que uma Universidade Sénior não devia seguir os períodos em vigor para os calendários escolares “normais”. São quadros completamente distintos. O calendário (programa) anual das Universidades e das Academias Seniores devia atender às situações e condições dos alunos. Não há nenhuma entidade oficial a impor um calendário anual. As US/AS são livres para elaborar o programa que melhor corresponda aos interesses dos alunos.
A partir desta “breve reflexão”, colocamos as seguintes questões:
1 – Qual o calendário anual ideal para as US/AS?
2 – Quais os dias de semana ideais para as aulas?
3 – Qual o horário ideal para as aulas?
4 – Quais as datas ideias para férias da US/AS?
A estas questões podem ser colocados outras mais, sempre na perspectiva de contribuir para melhorar o calendário anual das US/AS. Lembre-se que cada instituição é livre de optar pelo calendário anual que entender ser mais conveniente.
NB: Até final do mês em curso, vamos aguardar pelas vossas sugestões que, com o v/prévio conhecimento, serão publicadas no ROINESXXI, a partir do dia 1 de Agosto.
Continuação de Boas Férias. Saudações Seniores.
 
PtiodaUS.jpg Pátio da US picture by JoaoGodim
25 de Junho, ultimo dia de aulas 2008/09. Sorrisos que se perdem nas longas férias!
publicado por j.gouveia às 16:01

link do post | comentar | favorito
19 comentários:
De Manuela S. Cruz a 21 de Julho de 2009 às 20:52
Concordo com tudo o que aqui se diz. A Universidade Sénior não tem nada a ver com a universidade clássica nem com qualquer grau de ensino, logo devem as universidades seniores terem o seu calendário próprio, em tudo, desde modelo de ensino aos horários e períodos de férias. Três meses é de facto um disparate e entendo o aborrecimento de um meu familiar que frequenta a Universidade Sénior do Funchal.
De Manuela Sousa a 21 de Julho de 2009 às 21:18
Pois eu atrevia-me a dizer olá "amigos". Passaram-se 21 dias que fomos de férias e, parece-me que ja tem muito mais tempo.Pois concordo com o nosso colega Joao em dizer que para os seniores são muitas ferias, ja tenho saudades de estar convosco.Ate o dia 11 na Quinta do Lago. Boas feriasManuela Costa
De j.gouveia a 21 de Julho de 2009 às 22:12
MAINADA, Manuela.
Todos têm saudades de todos, bem como do ambiente "universitário", o que vem dar razão ao saudável convívio e espírito de pura amizade que existe no grupo. Com os colegas com quem tenho falado (João Manuel, Graça, Cecília, Marília, Arlete, Ada) todos tem a mesma opinião, temos férias a mais. O que é uma chatice! Compete-nos mudar o que está mal... e vamos mudar!
Continuação de boas férias para ti e para os teus familiares, João.
NB: Desculpa , coloquei Manuela Sousa quando devia colocar Manuela Costa.
De LUA a 25 de Julho de 2009 às 15:36
TENHO VINDO A VISITAR O VOSSO BLOGUE, COMO FAÇO COM MUITOS OUTROS. A MINHA PARTICIPAÇÃO É QUASE NULA, MAS TENHO APRENDIDO MUITO NESTA NAVEGAÇÃO SOLITÁRIA.
LI O VOSSO ARTIGO COM ATENÇÃO E, PERANTE AS VOSSAS QUESTÕES, EU TENHO OUTRAS A COLOCAR

1 – Qual o calendário anual ideal para os Professores?
2 – Quais os dias de semana ideais para as aulas, de acordo com a disponibilidade dos Professores?

3 – Qual o horário ideal para as aulas, de modo que satisfaça as duas partes (Professores e Alunos)'
4 – Quais as datas ideias para férias das duas partes envolventes?

PENSO QUE SÓ DEPOIS DE UM ACERTO DAS RESPOSTAS ÀS TODAS AS QUESTÕES (AS VOSSAS E AS MINHAS) É QUE SE PODERÁ LEMBRAR QUE, E PASSO A CITAR, "... cada instituição é livre de optar pelo calendário anual que entender ser mais conveniente."

De gillueim marques a 25 de Julho de 2009 às 22:33
Penso que os alunos seniores devem decidir o que fazer porque a idade dá-lhes esse privilegio
De Eva Faria a 25 de Julho de 2009 às 22:39
Acho que os próprios alunos é que devem deliberar acerca da duraçao dos tempos lectivos, tendendo nao só ä sua disponibilidade, mas também à dos recursos humanos e materiais de que poderao dispor.
De Matos Camagon a 25 de Julho de 2009 às 22:45
Alunos senires preocupados com horário e tempo de estudo. era o que faltava... façam como em Italia. façam os vossos planos de estudo, de cultura e de lazer. porque é com isso que devem se empenhar. Este blog é fixe.
De Alexandra Ramos a 25 de Julho de 2009 às 23:11
Uma sugestao: façam férias todo o ano, deixem de ir à empolada universidade e estudem com muito divertimento. Ficar sujeitos a horários é para quem nao tem mais nada para fazer, andar à espera que os outros façam e digam o que temos de fazer. Estou à beira dos 80 anos e nunca admiti que os outros decidissem por mim. Façam coisas bonitas, divirtam-se e ponham-se em movimento. Força e parabéns por este blog que tem boas notícias.
De ada vasconcelos a 26 de Julho de 2009 às 13:25
Eu penso , que apesar das saudades que temos das vozes dos colegas, dos risos, das aulas de inglês, francês e italiano, não podemos confundir com ocupação de tempos livres. Para esta tinha de ser todo o ano, mas a Universidade Sénior é mais do que isso , temos de pensar nos professores, pois alguns ainda estão no activo e precisam de descansar, no pessoal da própria Universidade, que escolhe essa altura para tirar férias.
Concordo com a paragem a partir 15 de Julho ate fim de Setembro, pois a maioria tens os familiares de férias e tem maior tendência a faltar. Mas nada impede que neste intervalo sejamos nós a gerimos as actividades que quisermos.
De LUA a 26 de Julho de 2009 às 14:26
Boa, Ada! Alguém que não se deixa levar pelo egoísmo e consegue abranger os dois lados da questão. Pois, como bem fez notar com o seu comentário, todos temos direitos e deveres, apesar da idade. Parabéns!
De cecíliaglis@hotmail.com a 26 de Julho de 2009 às 14:44
Os comentários já são vários, mas ainda falta o meu.O tempo, quer seja de férias ou o que lhe queiramos chamar tem de ser vivido em plenitude, animação e bem estar.Ler um bom livro, fazer caminhadas a pé, viajar e sobretudo sonhar-são passatempos agradáveis.Cada um tem de ver onde, como e com quem se sente melhor.Pois ainda que iguais em muita coisa, somos diferentes noutras tantas e quer queiramos quer não, temos de fazer uma escolha. Esta está sempre ao nosso alcance:-fecha os olhos, pensa e faz o que gostas. O resto deita fora. Um beijo a toda a gente que sabe viver

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano