É a nossa mais prestigiada pianista. Ao atingir a “idade de ouro” desilude-se com Portugal e decide optar pela nacionalidade brasileira. Neste momento, apenas aguarda pelos papéis para legalizar o seu desejo. Maria João Pires nasceu em Lisboa a 23 de Julho de 1944 e aos 65 anos de idade renuncia nacionalidade portuguesa. Começou muito cedo a tocar piano e aos cinco anos já dava o seu primeiro recital e aos sete anos interpretou Mozart. Estudou música em Lisboa, Munique e em Hannover. Em 1970, com 26 anos de idade, ganhou o concurso internacional do bicentenário de Beethoven. Em 1989, foi distinguida com o Prémio Pessoa.
Das inúmeras actuações no estrangeiro, Maria João Pires interpretou com notoriedade obras de Bach, Beethoven, Schumann, Schubert, Mozart, Brahms, Chopin e muitos outros compositores dos períodos clássico e romântico. Maria João Pires é convidada com regularidade pelas grandes orquestras mundiais para tocar nas melhores salas de concerto, apresentando-se regularmente na Europa, Canadá, Japão, Israel e nos Estados Unidos.
Maria João Pires actuou, por mais de uma vez, no Teatro Municipal do Funchal
De João Manuel A. Pereira a 4 de Julho de 2009 às 19:12
Os mundos da cultura, das artes e do desporto geram, por vezes, nos seus protagonistas, comportamentos complexos. Pese embora os méritos artísticos de Maria João Pires, não creio que a renúncia à nacionalidade portuguesa lhe vá acrescentar valor. Sem saber as verdadeiras razões de tal decisão, lamento que isso venha a acontecer. O nosso poeta maior, Camões, antevendo aproximar-se o descalabro da sociedade portuguesa da época, não deixou de escrever "Esta é a ditosa Pátria minha amada..."
Comentar: