.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Só há uma diferença: enquanto o dia da mulher, com...
Apesar de tudo nós desejamos ter cada vez mais tur...
Se há o dia da mulher fica bem haver o dia do home...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Domingo, 16 de Abril de 2017

PERFIL DO PAPA QUE VISITA FÁTIMA EM MAIO

O papa Francisco visita Fátima nos próximos dias 12 e 13 de maio, para assinalar o centenário das "aparições" de 1917.
O acontecimento, para o qual são esperados milhões de fiéis, vai para além do simples facto religioso, de tal modo que até os não crentes e população em geral estão a manifestar grande interesse pela personalidade do líder máximo da Igreja Católica. Após a sua eleição, a 13 de março de 2014, Jorge Maria Bergoglio brincou, dizendo que os cardeais foram buscar um papa ao "fim do mundo". Afinal, Francisco - o nome que escolheu a pensar nos pobres, numa referência a São Francisco de Assis, é o primeiro papa oriundo da América Latina e também o primeiro jesuíta.

PA1.jpg

Bergoglio era cardeal-arcebispo de Buenos Aires quando foi eleito o 266.º papa da história, após cinco votações, no segundo dia do conclave. Já na escolha de Bento XVI, em abril de 2005, o cardeal argentino esteve à beira da eleição, disputando as três primeiras votações com Joseph Ratzinger, ao receber os votos de uma minoria que queria impedir os dois terços necessários à eleição do alemão. No entanto, Bergoglio terá dado sinais de que não se sentia preparado para o cargo e, à quarta e definitiva votação, Ratzinger recebeu 84 votos, contra 26 para o argentino.

Um ano depois da eleição de Francisco, o papa emérito Bento XVI manifestava a sua alegria por ter renunciado, afirmando que "Deus preparou um fenómeno" para lhe suceder.

PA2.jpg

Após mais de quatro anos de pontificado, o papa continua a ver a sua popularidade a aumentar. Logo em 2013, foi eleito 'Personalidade do Ano' pela revista norte-americana Time, que destacou a sua "humildade" e "compaixão", e, um mês passado, a revista de cultura popular Rolling Stone italiana colocou na capa um papa sorridente e com o polegar levantado, destacando que Francisco "conquistou todos os jovens com as suas palavras de atenção aos mais pobres, com uma atitude decididamente popular".
O papa já admitiu os seus receios perante esta popularidade, reconhecendo-se "fraco, no sentido de não ter poder e também porque o poder é uma coisa passageira", mas recordando que Jesus definiu que "o verdadeiro poder é servir, realizar os serviços mais humildes", um caminho no qual considera que ainda pode progredir.

PA3.jpg

Jorge Mario Bergoglio, oriundo de uma família de emigrantes italianos, nasceu a 17 de dezembro de 1936, na capital argentina, sendo o mais velho de cinco filhos.
Foi ordenado a 13 de dezembro de 1969 e dedicou grande parte da sua vida ao ensino, tendo passado por colégios, seminários e faculdades. Na sua preparação sacerdotal, viajou para Espanha, onde regressaria como diretor espiritual da Companhia de Jesus. Concluiu o doutoramento na Alemanha.
Em 1992, foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II e cinco anos mais tarde, foi apontado como arcebispo coauditor de Buenos Aires. No ano seguinte, subiu a arcebispo da capital argentina.
Quando foi eleito papa, ressurgiram acusações ao seu papel durante a ditadura militar na Argentina, chefiada por Jorge Videla entre 1976 e 1983, nomeadamente no desaparecimento de dois missionários jesuítas, detidos em março de 1976 e torturados num centro de detenção conhecido pela sua crueldade. Um desses padres, aliás, viria a celebrar uma missa com Bergoglio, num sinal de "paz e harmonia".

Resultado de imagem para mensagem do papa francisco na páscoa 2016

Bergoglio sempre rejeitou responsabilidades neste caso, alegando ter feito o que estava ao seu alcance. Foi ouvido pela justiça argentina na qualidade de testemunha, sem qualquer acusação, sobre crimes ocorridos neste período.
O Vaticano repudiou as acusações "caluniosas e difamatórias" segundo as quais o papa Francisco foi conivente com a repressiva junta militar que governou a Argentina, atribuindo-as à "esquerda anticlerical", e salientou que "há provas de que fez muito para proteger as pessoas durante a ditadura".

Imagem relacionada
Uma das características de Francisco que mais tem surpreendido os fiéis é a sua simplicidade. Quando foi eleito, rejeitou viver no Palácio Apostólico -- onde trabalha e realiza audiências -, e preferiu continuar a viver na Casa de Santa Marta, uma casa de hóspedes, onde realiza uma missa pública todas as manhãs e come no refeitório. "Isto faz-me bem e evita que fique isolado", justificou.Também rejeitou a ostentação típica dos líderes da Igreja Católica, preferindo um trono simples e sem ornamentos, vestes brancas, o seu crucifixo em aço e não em ouro, e os seus sapatos normais e não os distintivos sapatos vermelhos (múleos) dos papas. É conhecido o seu bom humor, com que também tem respondido às críticas que se vão fazendo ouvir. Ao contrário de antecessores, Francisco tem promovido o debate no seio da Igreja Católica, ao invés de silenciar os opositores, que o acusam de ser autoritário e centralizador.

Resultado de imagem para papa francisco almoço com os pobres
O cardeal norte-americano Raymond Leo Burke é considerado o líder da contestação às propostas de maior abertura da Igreja, sendo um dos quatro signatários de uma carta que pedia a Francisco que esclarecesse a sua posição sobre a possibilidade de comunhão para católicos em segunda união, mencionada na exortação 'Amoris Laetitia' (A Alegria no Amor).
Sobre os cartazes críticos à sua figura, espalhados recentemente em Roma, Francisco respondeu que são "simplesmente geniais" e que foram escritos por alguém muito inteligente, acrescentando que é essencial manter o bom humor.
Nos seus discursos, lança críticas duras aos efeitos da crise, àqueles que só procuram o lucro, aos autores das guerras, à falta de capacidade da Europa de acolher os migrantes e os refugiados, mas vai além das palavras.
A sua primeira viagem, depois de eleito, foi à ilha italiana de Lampedusa, onde chegavam então milhares de migrantes, vestindo-se de roxo como sinal de penitência. Em abril do ano passado, visitou a ilha grega de Lesbos e levou consigo para o Vaticano três famílias muçulmanas, no total de 12 pessoas, das quais metade eram crianças.

Resultado de imagem para papa francisco mensagem pascoa
Também na primeira Páscoa que celebrou enquanto líder da Igreja Católica, inovou ao escolher uma prisão, e não a basílica de São Pedro, em Roma, e, ao cumprir o ritual do lava-pés, escolheu homens e mulheres (pela primeira vez, e incluindo muçulmanas).
É um reconhecido adepto de futebol e o seu clube de eleição é o San Lorenzo de Almagro, clube fundado em Buenos Aires pelo padre Lorenzo Massa em 1908. Francisco é ainda um grande leitor dos escritores argentinos Jorge Luis Borges e Leopoldo Marechal e do russo Fiodor Dostoievsky, e também amante de ópera.

publicado por j.gouveia às 13:23

link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Sara Montes a 17 de Abril de 2017 às 12:34
Um Papa "como nós", homem de corpo e alma. Tenho saudades de João Paulo II mas o Papa Francisco também não irei esquecer.
De Maria Bilhardo a 17 de Abril de 2017 às 18:22
Só o seu sorriso dá-nos conforto moral. As suas palavras e as suas mensagens são profundas, tocam-nos.
Que esteja muitos anos entre nós.
De Joaquim Cosme a 17 de Abril de 2017 às 21:56
Sou um grande admirador do Papa Francisco. Joaquim Cosme

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano