PORTUGAL

.Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

São os mitos criados à medida dos interesses. Até ...
Em país algum da Europa onde ocorreu mudança de re...
Em 25 de Abril de 1974 morava em Lisboa e trabalha...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Quarta-feira, 19 de Abril de 2017

O PRIMEIRO E O ÚLTIMO REI DE PORTUGAL

O primeiro e o último rei de Portugal tiveram o mesmo nome: Afonso Henriques. Uma curiosidade histórica que talvez poucos conheçam, mas que revela uma "coincidência" em relação à monarquia portuguesa, fundada há mais de 8 séculos, e que começou a ruir, tragicamente, em 1908, com o assassinato de D. Carlos I e do príncipe herdeiro D. Luís Filipe.

Na lista de sucessão, seguem-se D. Manuel II (filho de D. Carlos) e o seu tio Afonso Henriques (irmão de D. Carlos). Com a implantação da República, em Outubro de 1910, D. Manuel II foi aconselhado, pelo seu tio, a seguir para o exílio (em Inglaterra), em vez de combater o novo regime através da oposição e resistência a partir do Porto.

ra.jpg

O título de "herdeiro da coroa" também cabia a D. Afonso Henrique, de seu nome completo: Afonso Henrique Maria Luís Pedro de Alcântara Carlos Humberto Amadeu Fernando António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando Inácio de Bragança. Era o único irmão de D. Carlos I, filho de D. Luís e D. Maria Pia de Sabóia.

Foi Duque do Porto, Condestável de Portugal e o último vice-rei da Índia Portuguesa. General do exército, inspector da arma de artilharia e comandante honorário dos bombeiros voluntários da Ajuda.

Entretanto, com a instauração  do regime republicano, exilou-se em Itália, com sua mãe. Casou-se em Madrid, em 1917, com uma mulher de condição social inferior, perdendo por isso certas prerrogativas e não deixou descendência.

Faleceu em Nápoles, em 1920, aos 55 anos de idade. Encontra-se sepultado no Panteão dos Bragança em São Vicente de Fora, Lisboa, para onde foi transladado em 1921.

rb.jpg

A par desta possibilidade de ser rei, sucedendo numa eventualidade ao seu sobrinho D. Manuel II (que morreria em 1932), D. Afonso Henrique não tinha grandes ambições políticas, antes, era um amante de carruagens e automóveis, que conduzia em alta velocidade pela cidade, tendo sido, aliás, responsável pela organização das primeiras corridas de carros em Portugal.

De tal modo a sua condução automóvel era considerada "louca" que ficou conhecido pelo apelido de "Arreda", porque corria pelas ruas da cidade no seu automóvel aos gritos "Arreda, Arreda" (afastem-se, afastem-se) para que as pessoas saíssem da frente...

Enfim, não deixa de ser curioso: a monarquia portuguesa, como num círculo, iniciou-se e acabou com o mesmo nome - Afonso Henrique(s). Coincidências interessantes, apesar de pouco estudadas.

NB: Confirma-se que no registo do nome completo consta: Afonso Henrique Maria Luís Pedro de Alcântara Carlos Humberto Amadeu Fernando António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando Inácio de Bragança. Já no nome do primeiro Rei de Portugal está Afonso Henriques (com "s"). O seu a seu dono!

publicado por j.gouveia às 15:58

link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De J.L.Patrício a 20 de Abril de 2017 às 08:26
O seu a seu dono. Não tirar o «s», aos descendentes do longínquo conde D. Henrique, o filho e o distante ramo da sua árvore e irmão do rei D. Carlos. A wikipédia escreve o nome do «Arreda» sem um «r», mas não está correcto e seria bom alguém contactar a wikipédia nesse sentido. Fui conferi no Dicionário de História de Portugal, dirigido por Joel Serrão e confirma-se a versão tradicional.
Não conheço nada do filho de D. Maria Pia, nem se foi feliz em Itália. Em Portugal, chamavam-lhe «Arreda», por mandar afastar as pessoas, quando se deslocava nas ruas de Lisboa com o seu automóvel, dizendo: «Arreda, f. da p.!». Suponho que este à-vontade liberal até agradaria à malta...
Voltando ao princípio: o filho de Henrique era Henriques, o de Fernando, Fernandes, etc. Trata-se de um caso possessivo ou um genitivo, indicador da génese, pertença.
Vem isto a propósito de pedir ao meu amigo - se me seguiu até aqui - que volte a repor o que tirou e não cerceie nenhum fonema aos Afonso Henriques na mensagem de hoje do ROINES 21.
De Mena Antunes a 20 de Abril de 2017 às 13:41
Desconhecia que o rei D. Carlos tivesse um irmão legítimo.
Não sei porquê não se fizeram referência nos livros de história, no ensino primário ou secundário.
Com os meus oitenta e tantos anos deparo-me com revelações da história do nosso país que nunca pensei existirem.
Não fico aborrecida, antes fico com mais sabedoria.
Parabéns ao blog.
De Reis e Costa a 21 de Abril de 2017 às 09:40
O que veio a acontecer depois da queda da Monarquia era melhor que o sistema continuasse. Ao menos um Rei tinha a nobreza e a polidez educativa que os governantes republicanos nunca demonstraram ter, quer na ditadura como na democracia.
A Espanha manteve o Rei e veja-se a que léguas de distância está de Portugal.

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano