.Dezembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Palavras santas... Quando mais sabemos mais sede t...
Já Saramago dizia o mesmo. É que não basta ler, é...
É uma honra para Torres Vedras. Joaquim Cosme

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Terça-feira, 23 de Junho de 2009

Cursos para seniores com chancela universitária

A Madeira poderá vir a ter cursos universitários exclusivamente destinados aos seniores a exemplo do que acontece nos Açores, onde há uma verdadeira universidade sénior. No primeiro trimestre deste ano, a Dr.ª Rubina Leal, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal, responsável pela universidade sénior do Funchal, a primeira na Região, deixou antever a possibilidade de, no futuro, haver cursos integrados na Universidade da Madeira com programas direccionados para os seniores.

Nos Açores, os cursos assentam fundamentalmente num “programa científico, mas não é um programa de entretenimento, nem de passatempo, nem de ocupação de tempos livres. É baseado na investigação com seniores”. A Universidade dos Açores criou, em 2005, os cursos seniores e a adesão tem vindo a crescer exponencialmente. São cursos livres que abordam temas como História dos Açores, Alimentação e Qualidade de Vida, os Açores Vistos Através da Literatura, Bem-estar psicológico nos Seniores, Saúde, Informática, entre outras disciplinas.
Os cursos, além da aquisição ou reforço de conhecimentos com chancela universitária, pretendem dar resposta a preocupações intelectuais, psicológicas e sociais dos alunos seniores”, sublinha Teresa Medeiros, professora associada com agregação, da Universidade dos Açores e Presidente da Comissão Coordenadora dos cursos seniores, em declarações do diário Açoriano Oriental. Em 2008, inscreveram-se cerca de 300 alunos seniores
Esta iniciativa inédita da Universidade dos Açores (UAc) é pioneira nas universidades públicas portuguesas. Segundo Teresa Medeiros, “também os cerca de 12 professores universitários retiram desta experiência de docência um ganho particular”, reconhecendo que “é com muito agrado que, como psicóloga, verifico que há pessoas com quase 90 anos motivadas para aprender, até ao fim da vida”, observa. A planificação e escolha dos cursos têm lugar na Comissão Coordenadora, considerando o interesse dos alunos que têm assento neste órgão.
publicado por j.gouveia às 13:11

link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Maria da Luz Abreu a 24 de Junho de 2009 às 20:26
Fico surpresa com esta notícia porque pensava que a universidade senior estivesse a formar as pessoas com um grau reconhecido, como esta dos Açores. É este o povo superior que temos, faz-se de conta com conversas não é preciso estar na universidade sénior. só por vaidade, mas existe gente para tudo, a pobreza dos madeirenses é contrária.
De cecíliaglis@hotmail.com a 25 de Junho de 2009 às 09:55
Estou na Universidade Sénior da Madeira e juro que não é só para Inglês ver. Tenho aprendido muitas coisas, tenho ocupado o tempo de uma maneira saudável. Hoje não me interessam os títulos académicos para nada. Os que já tenho chegam e até estão arquivados. O que pretendo é ser uma pessoa feliz, válida e que tem ainda muito para dar e aprender.
De Juvenal Faria a 24 de Junho de 2009 às 21:53
Afinal a universidade senior da madeira é só apra inglês ver, é igualzinho a tantas outras coisas que se fazem na região, só que custa a perceber como é que pessoas com idade para saber o que é a vida aceitarem este jogo de quarta ou quinta categoria.
De João Godim a 25 de Junho de 2009 às 12:19
É a sua opinião e nós respeitamos. Vivemos num País onde há liberdade de pensamento e de expressão. Não vamos, aqui e agora, como é óbvio, explanar sobre o que é e como funciona uma Universidade Sénior, quais os seus objectivos, mas não podemos deixar de dizer que o leitor está redundamente equivocado. O seu equívoco é o equívoco do triste fado português, ou seja, crítico e cheio de lamúrias, em vez de ir ao âmago das questões. Venha assistir a uma aula da Universidade Sénior do Funchal e talvez mude de opinião. É o que lhe podemos dizer, nesta altura. Entretanto, não se deixe ficar na ignorância...
De Marta Basílio Gonçalves a 25 de Junho de 2009 às 21:48
Se há, não devia de haver ou se não há, devia de haver. Vão em frente e não dêem ouvidos aos comentários de baixo nível. Não é por ter uma familiar e amigas na Universidade Sénior que faço este reparo mas pelo que sei todos estão satisfeitos e assim devem continuar. Parabéns ao blogue.
De João Manuel A. Pereira a 26 de Junho de 2009 às 01:22
A D. Maria da Luz Abreu e o Sr. Juvenal Faria estão equivocados no que às Universidades Séniores diz respeito. Merecem, por isso , que se lhes diga algo mais do que já foi dito. Ninguém nasce ensinado! Diremos aos nossos amigos bloguistas que o objectivo que preside à criação das Universidades Séniores se insere no conceito "FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA". As U.S . constituem uma resposta à necessidade que os mais velhos sentem de participarem em actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio quando deixam a sua vida activa. Relativamente às actividades educativas estas desenvolvem-se em regime informal, sem fins de certificação, não havendo, portanto, a atribuição de qualquer grau académico. Não se trata de uma feira de vaidades, conforme insinuam os nossos caros amigos, mas sim de espaços onde se fomenta a inserção e participação social dos mais velhos. As Universidades Séniores também são conhecidas por Universidades da Terceira Idade ou por Academias Séniores. Existem milhares de U.S . a nível mundial, predominando dois sistemas de funcionamento: o Inglês, desenvolvido em regime de professores voluntários e adoptado em Portugal, e o exemplo francês em que existem professores remunerados, garantem certificação e têm um funcionamento mais formal. Em Portugal existem largas dezenas de Universidades e Academias Séniores, idênticas às do Funchal, não havendo, pela nossa parte, quaisquer complexos de inferioridade ou superioridade. Bem hajam.

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano