.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Só há uma diferença: enquanto o dia da mulher, com...
Apesar de tudo nós desejamos ter cada vez mais tur...
Se há o dia da mulher fica bem haver o dia do home...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Terça-feira, 9 de Junho de 2009

Porto Moniz, um lugar único

Não é fácil eleger a “Nossa Aldeia”, a aldeia da nossa preferência, quando conhecemos e guardamos boas recordações de várias aldeias de norte a sul do Continente, dos Açores e da Madeira, assim como do estrangeiro, nomeadamente da Europa e África.

São muitas as imagens e o pulsar de vida que nos ficam na retina e guardamos na memória. Mas tenho que optar e deixo-me levar pelo impulso contemplativo do ilhéu, mas também pela paixão que tenho pelo mar, pela natureza e pela tranquilidade do lugar.
A vila do Porto Moniz, na ilha da Madeira, é um desses pequenos paraísos na terra para quem aprecia as belezas peculiares e espontâneas. É onde estão as únicas piscinas naturais da Europa constantemente abastecidas pelo vaivém das marés. É o único lugar da ilha onde há um centro de ciência viva, um planetário, bem como um património que, aqui e ali, remonta à época da criação da freguesia em 1835, com a torre/casa do vigia das baleias a permanecer intacta na meia encosta sobranceira ao Atlântico.
Porto Moniz é “A Minha Aldeia” de eleição. Há ali um misto do passado-presente, do antigo-moderno, sem colisões com a atmosfera dos anos que vão passando mas sempre guardando nacos de histórias vivenciais, cultura e tradições, hábitos e costumes.
Há um lado marcantemente rural, mais a norte, desde as levadas ao arvoredo, da horta ao casario, a um lado mais intrometido com o dito cosmopolitismo, mais a sul, com uma comedida oferta hoteleira (um hotel, estalagem e residenciais) assim como uma restauração que privilegia a gastronomia típica com variedade de peixe e a famosa espetada de carne acompanhada de bolo do caco e milho frito. 
Estão no Porto Moniz as únicas piscinas naturais da Europa, banhadas pelo Atlântico
Porto Moniz, a cerca de 90 kms da capital madeirense (Funchal), tem uma população da ordem dos três mil habitantes e estende-se à floresta laurissilva, Património Mundial da UNESCO. É também o único lugar da Ilha onde decorre, desde 1955, a Feira do Gado, no sítio da Santa, com leilão de bovinos, a fazer lembrar as antigas “praças” da idade média onde havia permutas, troca e venda de animais. Tudo se interliga harmoniosamente entre a beira-mar e o alto da montanha.
Porto Moniz, um primado da natureza, uma imagem realista que se vive e se capta para não mais olvidar. Um lugar único!
João Godim

NB:  Participe com a sua votação, que decorre de 10 a dia 28 de Junho. A votação é feita no espaço comentário deste post e terá de conter os seguintes dados: Eu voto no texto Porto Moniz, um lugar único, de João Godim,inserido no blogue ROINESXXI. Segue-se Identificação do votante: Nome / Blogue/ e-mail). Mais informações: www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. Este texto está publicado no Diário do João Godim.

publicado por j.gouveia às 13:38

link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De aldeiashistoricasdeportugal a 9 de Junho de 2009 às 19:24
Olá João !

Uma bela escolha esta! Já tive a oportunidae de conhecer esse lugar, que é paradisíaco, só não pude experimentar essas maravilhosas piscinas naturais... fui lá em Abril...

Obrigada pela sua participação na blogagem!
Aproveito para fazer uma pequena rectificação, que não ficou muito clara:

A votação começa amanhã, dia 10 e acaba dia 28 de Junho no blogue da aldeia da minha vida (www.aldeiadaminhavida.blogspot.com).

Para votar, todos poderão faze-lo apartir de amanhã deixando um comentário ao texto que considerar o melhor.

Um comentário transforma-se num voto.

Até amanhã!

Bjs Susana
De Cecília G. Pestana a 9 de Junho de 2009 às 21:35
Subscrevo tudo quanto foi dito sobre o Porto Moniz. Na verdade é um lugar bastante pitoresco e recomento a todos os que vivem ou visitam a Ilha da Madeira.Vale a pena observar toda a paisagem a partir do miradouro que se encontra sobranceiro.w
De Cecília G. Pestana a 10 de Junho de 2009 às 09:17
Acabo de ler "Porto Moniz, lugar único". Felicito o autor pelo escrito que fez sobre este lugar. Conseguiu descrevê-lo de uma maneira sentida, verídica e atractiva. Tenho o previlégio de conhecer esta vila e subscrevo tudo quanto foi dito sobre ela.A quem visitar a Ilha da Madeira, deixo o repto de não regressar sem conhecer este lugar. Tenho a certeza que depois de a observar, dará razão a este texto. Uma visita do miradouro, deixa-nos simplesmente extasiados...
De João Manuel A. Pereira a 10 de Junho de 2009 às 15:42
Boa escolha. Parabéns! Provavelmente será das localidades da Madeira mais conhecidas a nível nacional e internacional. E basta ver qualquer fotografia da orla marítima - piscinas - para, com facilidade, identificar o local.
Eu voto no texto chamado "Porto Moniz, um lugar único", da autoria de J. Gouveia. assinado:
João Manuel Andrade Pereira
De Katty a 9 de Julho de 2009 às 05:48
Parabens pela sua perfeita descrição sobre este lugar maravilhoso, porque realmente é maravilhoso!!!Tenho o grande priviligeio de viver cá e adoro, para mim é um lugar único e de beleza unica!!! E para quem vem a Madeira, é um lugar de «passagem obrigatoria» afim da sua beleza ser conhecida e apreciada! Adorei a sua descrição!!!

Cumprimentos:

Katty
De Manuela S. Cruz a 9 de Julho de 2009 às 13:45
A Madeira é a Pérola do Atlântico, a ilha de todas as belezas naturais, dos microclimas e de uma floresta extremamente múltipla, mas tem razão quando deixa entender que o Porto Moniz é um lugar inibibriantemente soberbo. É um bem para si viver nessa vila de peculiares belezas naturais, é saúde, é o bálsamo mais puro da vida. Subscrevo, também, no que diz sobre o texto da autoria de João Godim. Porto Moniz é um lugar simplesmente maravilhoso.
De Manuela S. Cruz a 9 de Julho de 2009 às 13:48
A Madeira é a Pérola do Atlântico, a ilha de todas as belezas naturais, dos microclimas e de uma floresta extremamente múltipla, mas a Katty tem razão quando deixa entender que o Porto Moniz é um lugar inibibriantemente soberbo. É um bem para si viver nessa vila de peculiares belezas naturais, é saúde, é o bálsamo mais puro da vida. Subscrevo, também, no que diz sobre o texto da autoria de João Godim. Porto Moniz é um lugar simplesmente maravilhoso.

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano