.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
24
25
26
27
28
29
30

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Uma mulher de armas numa fase de dura vida no noss...
Só há uma diferença: enquanto o dia da mulher, com...
Apesar de tudo nós desejamos ter cada vez mais tur...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Quarta-feira, 29 de Abril de 2009

Leitora propõe campanha "COMPUTADOR SÉNIOR"

Gostava de ver a minha opinião publicada no blogue roinesxxi que quase todos os dias consulte com grande interesse. Não é nada de especial mas sei que há muitos seniores “idosos” que gostariam de ter um computador e não têm. O Governo gasta milhões de euros com o computador Magalhães para oferecer aos jovens alunos, em todas as escolas. Diz o Governo e acho muito bem.

Agora, acho que o Governo devia também olhar para os menos jovens, para aqueles que estão reformados e que passam o dia em casa ou em centros de dia, muitas vezes sem terem com quem falar. O computador seria uma boa companhia, muito melhor que a televisão e a rádio. É que a maioria tem reformas muito baixas que não sobra para comprar um computador.

Talvez o roinesxxi, que apercebo-me ser feito por seniores com boa formação, pudesse lançar uma campanha com vista a sensibilizar o Governo, empresas que comercializam computadores, agentes das novas tecnologias, no sentido de dar aos que não têm, nem podem financeiramente, um computador.

Questiona-se muitas vezes como ensinar os seniores a lidar com as novas tecnologias. É uma questão que não se deve colocar, porque só não sabe nem gosta quem nunca teve oportunidade de conhecer e de ter. Crie-se um espaço internet sénior e dê-se competências básicas em tecnologias de informação e comunicação, vão ver no que dá. Ainda me lembro do telemóvel que foi oferecido ao meu avô, com 83 anos, inicialmente não queria porque não sabia trabalhar com aquilo, agora leva-o para todo o lado e sente falta quando não o têm junto de si.

Agradeço que façam divulgar esta opinião e parabéns pelo vosso bom blogue sénior. M. Carmo Gomes Ornelas

Idosos à frente do computador

Nas universidades seniores, a informática é das disciplinas com mais alunos.

publicado por j.gouveia às 11:37

link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De j.gouveia a 29 de Abril de 2009 às 13:18
Como calcula é uma tarefa nada fácil ainda que nada seja impossível. Congratulamo-nos pela opinião e, naquilo que estiver ao nosso alcance, vamos dinamizar esse propósito. O blogue roinesxxi pode também, como é óbvio, corroborar naquilo que seja do maior interesse para os seniores e não só. Temos uma experiência de vida que nos dá também uma visão para melhor compreendermos e contribuirmos naquilo que for possível. Gratos pelas v/referências.
De Paulo Vieira a 29 de Abril de 2009 às 14:09
Esta notícia faz todo o sentido nos tempos que correm. Digo mais, se não for possível dar computadores, tal como faz o governo com os jovens, alguns desses computadores têm sido vendidos, haverá, pelo menos, a possibilidade de negociar formas de pagamento acessíveis à bolsa dos que não podem comprar o computador a pronto. Penso, tal como foi dito, que o blogue roines, que é dos seniores, pode pegar na iniciativa, porque está bem vista que terá muitos seniores interessados
De João M. A. Pereira a 29 de Abril de 2009 às 21:08
Não me parece que nos actuais contextos económico-financeiro e político-social existam condições para satisfazer o proposto pela D. Carmo. Além disso, as vias de comunicação (ligações) para a Internet também custam muito dinheiro (facturação ao segundo). Como suportar os custos, tendo rendimentos baixos? Parece-me prioritário aprender como se trabalha com o computador. As Autarquias Locais serão, provavelmente, as entidades com mais possibilidades de disponibilizar espaços, devidamente equipados, incluindo formadores e comunicações, para satisfazer esta necessidade. Tendo em conta o clima pré-eleitoral, seria, talvez, oportuno fazer chegar aos nossos autarcas – também aos candidatos – o sentir do povo a este respeito.

Lisboa, 29.04,2009

João M.A.Pereira
De ada vasconcelos a 1 de Maio de 2009 às 19:01
amiga: Acertaste, sem querer fizeste a mesma proposta que eu fiz verbalmente e directamente à nossa reitora, no jantar de encerramento do 1º ano. Vamos ter pensamento positivo, pois os direitos dos cidadãos na Constituição da Republica Portuguesa , não tem idades. Um abraço Ada
De Amaro Correia a 1 de Maio de 2009 às 23:15
Sem dúvida que o governo devia dar mais atenção aos menos jovens, por serem quem melhor interpretam o estado do país. Um computador para os seniores seria muito bom mas não vejo os nossos governantes a darem atenção. Somos o país da Europa que menos atenção dá aos seniores nem mesmo quando se sabe o peso de votos que esta idade tem nas eleições.

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano