.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Só tenho de elogiar o Prof. Marcelo pela sua manei...
Sempre tive uma grande admiração por Xanana Gusmão...
Vejo os políticos de todos os partidos criticar a ...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Sábado, 28 de Fevereiro de 2009

Escola Popular Superior

As Folkehøjskole são Escolas Populares Superiores na Dinamarca. A primeira vez que tomámos conhecimento deste conceito de ensino foi na Tertúlia roinesxxi, de 25.02.2009, quando a colega Marília, da Universidade Sénior, revelou ter visitado uma Folkehøjskole e sobre a qual ficou com muito boa impressão.

Em consulta à CECIERJ, deparámo-nos com um texto de Léo Silva que nos dá preciosas achegas para melhor conhecermos esta realidade de sucesso educativo num dos países mais evoluídos da Europa. Com a devida vénia transcrevemos parte do texto que merece uma leitura atenta dos roinesxxi e de todos os interessados na aprendizagem ao longo da vida. Uma boa ponte para a mobilidade que a Universidade Sénior pretende estabelecer.
  
- “A tradução ao pé da letra da palavra dinamarquesa Folkehøjskole seria alta escola popular, sendo Escola Popular Superior a tradução corrente em Portugal. O popular do nome faz referência ao público que se pretendia atingir. Na época de sua criação, eram, basicamente, fazendeiros que não tinham tempo para ir para a universidade.
Actualmente, essas escolas fazem parte da política de educação geral de adultos daquele país. Essa política segue o conceito de Folkeoplysning - iluminação do povo. O conceito foi criado por Grundtvig, personagem-chave no movimento das escolas populares superiores.
No início de 2002, segundo o Ministério da Educação do Reino da Dinamarca, havia 84 Folkehøjskole no país. Cerca de 48 mil pessoas fizeram seus cursos, que tinham de 4 a 36 semanas de duração.
Os princípios que norteiam tanto a Folkeoplysning e as Folkehøjskole foram formulados por Nikolai Frederik Severin Grundtvig. Ele foi religioso, escritor, poeta, professor e filósofo.
As ideias de Grundtvig sobre educação foram publicadas pela primeira vez nos anos de 1830. Elas foram fortemente influenciadas por sua passagem pela Inglaterra, em especial sua visita ao Trinity College, na Universidade de Cambridge. O que mais chamou a sua atenção foi que o diálogo entre professor e aluno era o tema dominante, sendo aberto, intenso e contínuo. Essa será uma das marcas das futuras escolas superiores populares.
As reflexões de Grundtvig sobre educação eram norteadas por cinco ideias centrais:
 
1 - A palavra viva (det levende ord) - Para ele, desde sempre, foi por meio das palavras proferidas pela boca que os homens revelaram e constituíram sua essência. Sem elas, não haveria vida. Seguindo essa lógica, o livro deveria ficar em segundo lugar. As palavras impressas deveriam ser trazidas a vida pela palavra viva.
 
2 -  Iluminação para a vida (livsoplysning) - Apesar de saber que as pessoas poderiam aprender na sala de aula teoria e factos úteis para a vida, para Grundtvig a iluminação para a vida só poderia ser ensinada pela própria vida. Só esse tipo de iluminação poderia ensinar alguém a ser capaz de perceber o certo e o errado. Adquirir esse tipo de conhecimento seria a tarefa mais profunda de todos os seres humanos, sendo esse aprendizado resultado de suas reflexões sobre suas experiências pessoais. A escola seria capaz apenas de dar os fundamentos para que esse processo acontecesse.
 
l3 - 3 - Iluminação do Povo (folkeoplysning) - Na opinião do pastor dinamarquês, todos os povos da terra tinham um papel valioso a desempenhar na história do mundo, sendo que esse papel estava previsto no plano de Deus para a criação. Por isso, ele tinha grande interesse e respeito por todas as culturas humanas. Assim, nunca pregou ser a cultura dinamarquesa superior as outras do mundo. Do mesmo modo, ele também não tinha uma visão idealizada dos movimentos de base. Por um lado, acreditava que os seres humanos nasciam em culturas e contextos históricos particulares, dentro dos quais sua experiência de Iluminação deveria ocorrrer. Por outro, propunha que esse processo tinha aspectos coletivos e individuais. Por essa razão, deveria ser uma meta de todas as sociedades propiciar condições por meio de políticas para que houvesse condições para que a Folkeoplysning ocorresse.
 
4        4 - Dialógo equilibrado (Vekselvirkning) - A pré-condição para que o processo de iluminação ocorresse era o estabelecimento de canais de comunicação de mão dupla. Com isso, ele se posicionava contra a tendência que existe em todos os povos e entre as instituições sociais de tentar controlar umas as outras, ao criar fluxo onde o poder era unidireccional. Um exemplo disso seria a sala de aula na qual o professor tenta controlar os alunos para inculcá-los com seu conhecimento e suas posições.
Grundtvig defendia que todos os centros de poder, todos os indivíduos, deveriam reconhecer o direito de existir dos outros e que, por meio do diálogo, todos poderiam aprender e ensinar. No longo prazo, essa troca criaria as condições necessárias para que a iluminação ocorresse. Dessa forma, as ideias de Grundtvig se opõem a tradicional ênfase liberal no individualismo e na ideia de que era necessária uma ruptura violenta para se conseguir a transformação da sociedade. Para ele, essa poderia vir de forma pacífica.
 
5        5 - As pessoas comuns acima das educadas (folket overfor de dannede) - A fonte da Iluminação seria a sabedoria popular acima e sobre a das pessoas educadas e da elite. Dessa forma, as pessoas comuns seriam a fonte da Iluminação”.
 
 
 
publicado por j.gouveia às 19:45

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Vitor Fagundes a 15 de Março de 2009 às 19:22
Conheço bem a Dinamarca e o que posso dizer que estes procedimentos é que fazem a Dinamarca ser o que é hoje , um dos países maqis prósperos da Europa e do mundo.

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano