.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Só tenho de elogiar o Prof. Marcelo pela sua manei...
Sempre tive uma grande admiração por Xanana Gusmão...
Vejo os políticos de todos os partidos criticar a ...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

Diário da Hermínia

Hermínia Coelho Lopes

Universidade Sénior de Vila Nova de Famalicão

 

 

Blog recomendado:

Começar de Novo

http://comecardenovopt.blogspot.com/

 

 

Qualidade de vida

 

Não é difícil chegar à terceira idade com corpo e mente saudáveis. Alguns hábitos bem simples podem ajudar a manter a qualidade de nossas vidas, evitando inclusive problemas de saúde comuns nessa fase. Aqui vão 10 dicas que podem ajudar a manter o seu bem estar físico e emocional. Vale a pena tentar.

1 - Se alimente bem
Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Na hora de comer, procure não assistir à televisão, falar sobre coisas desagradáveis ou pensar em problemas que precisam ser solucionados.

2 - Harmonize sua casa
Para começar abra portas e janelas e deixe o ar e a luz entrarem. Assim, você ajuda a energia positiva a circular. Além disso, faça periodicamente uma boa limpeza e uma arrumação caprichada nos armários e gavetas. Se desfaça de tudo aquilo que não vai mais ser usado e guarde apenas o que for realmente útil ou importante. Objectos velhos e sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente e podem trazer recordações desagradáveis.

3 - Fique atento a você mesmo
Por mais agitado que seja o seu dia-a-dia, tente escutar os seus próprios pensamentos. Dê atenção aos seus desejos e necessidades e procure descobrir o que é realmente importante para você no momento. Tente perceber também se seus pensamentos são, em sua maioria, negativos ou positivos. Pensamentos ruins atraem situações com a mesma carga de negatividade, enquanto os positivos podem realmente tornar tudo muito mais fácil. Além disso, ouvir a si mesmo é a melhor forma de exercitar o autocontrole.

4 - Utilize seus talentos
Busque equilíbrio e crescimento utilizando seus dons e canalizando esses talentos com o objectivo de tornar melhor a sua vida e a de todos que o cercam. Não desperdice sua energia criativa.

5 - Pratique alguma actividade física
Os exercícios mais indicados para a terceira idade são a caminhada e a natação. Entretanto, o mais importante é escolher alguma actividade com a qual você se identifique. Assim fica mais fácil seguir um programa sem que ele se torne um sacrifício. Os exercícios melhoram o condicionamento físico e proporcionam uma sensação de bem-estar e disposição. Atividades bioenergéticas como a yoga, a dança do ventre e o tai chi chuan, também podem ser interessantes para equilibrar o corpo e a mente.

6 - Faça meditação
A meditação é a técnica capaz de tratar o corpo e a mente em conjunto. Com várias técnicas e rituais diferentes, essa prática pode ser muito útil e agradável, tornando-se uma ferramenta importante para o seu crescimento pessoal e espiritual. Ela pode ajudá-lo a identificar suas reais prioridades, tornando-o uma pessoa mais segura e objetiva. Além disso, desenvolve a concentração, a memória e a intuição.

7 - Nunca perca seus objectivos
Planeje, trace metas, tenha sempre objectivos materiais e, principalmente, espirituais. Nunca desista antes de alcançar o que procura e esteja sempre disposto a se superar e a crescer espiritualmente.

8 - Estabeleça contato com a natureza
Não deixe nunca de visitar locais onde a natureza predomina. Vá à praia, tome um banho de cachoeira, reserve um tempo para passear em áreas verdes. A harmonia com a natureza é fundamental para o seu equilíbrio emocional.

9 - Aceite a vida
Em primeiro lugar é importante deixar claro que aceitar não significa se acomodar e se conformar com situações que podem ser mudadas. Lute para melhorar o que estiver a seu alcance, mas procure, ao mesmo tempo, ver o que existe de positivo em sua casa, sua família, sua cidade e em tudo mais que estiver a sua volta.

10 - Reze do modo que preferir
Independente de qual for a sua religião e as suas crenças, procure conversar sempre com Deus. Escolha um momento tranquilo e procure esquecer outras preocupações nessa hora. Isso lhe trará tranqüilidade e paz de espírito.

 

(texto tirado da internet)

 

 

PS... O relógio não pára , dia após dia, sem darmos por ela a porta se abre , e suavemente no melhor sofá , pousa a 3ª idade,  fica por companhia,  umas vezes boa, outras vezes má,  temos de a aceitar ,  para isso todas as dicas, que nos possam dar são poucas,  creio que estas aqui dadas,  ajudam em parte...

(14.01.2010)

 

----

O CAIR DO  2009!
 

Caía o ano, já de tão velho... cansado
na força da noite , a entrar  o novo  dourado!
Brilhos ,lantejolas,  sorrisos rasgados..
Esperança nos sonhos , então projectados
Champanhe brotava , espuma de cristal
Promessas .........
Abraços  ,juras  de amor..  .
Ergueu-se o flut até ao minuto final
E derepente..num só instante!
EIS!!!!!!!!   
20l0..... sumptuoso e ansiado!
Ao som dos violinos e d' um beijo .... foi selado!
 
herminia coelho lopes

(04.01.2010)

___________________________________________________________________

 

 
 
 
 
CARROSSEL...
 
Mais uma corrida..! mais uma viagem!
Não perca... tome o seu lugar!
Suba... os bilhetes estão quase a acabar!
Consigo vão 365 desafios!
Todos a bom porto irão parar!
Traga consigo a esperança...
Não esqueça da paciência… vai adorar!
Olhe o desespero!
Lembre-se....entrou no carrossel para brincar!
Mais uma corrida... mais uma viagem!
Vá no cavalinho… ou vá na girafa...
E nada o fará parar!
BOM ANO DE 2010!
VOTOS SINCEROS DE UM ANO FELIZ!
(28.12.2009)
Hermínia Coelho Lopes
     

 

Recordação do Natal de uma criança!

 

Em casa ouvia falar:
- Estamos quase a chegar ao Natal!
Palavra mágica no meu ouvido, a alegria era  contagiante!
- Chegar ao Natal!
- Já escreveste a Carta ao menino Jesus? 
Os dias aproximavam-se!  Já estava tanto frio! Levávamos para a escola luvas e as socas de madeira com as meias grossas de lã; o nosso bafo parecia o fumo do cigarro...era só ver quem atirava mais longe!
O nariz vermelho bem frio! Lá íamos  pelo caminho! Nas bermas calçávamos a geada, fazia barulho e escorregávamos...como era bom! Custava  pegar na caneta, os dedos estavam gelados!
Pouco faltava para o Natal!
Chegava o dia da matança do porco! Tudo atarefado na noite anterior! Começavam os preparativos! As facas, os alguidares, tudo a postos na cozinha!

Logo ao romper da madrugava, acordava com o roncar do animal! Pequenita, corria para a janela que dava para cima da ramada que cobria o  terreiro; via  a fogueira! Chamuscavam o porco!  As faúlhas subiam como estrelas! Era  a  sensação de contentamento... o dia a raiar, e ouvia:
- Minita vai para a cama, que ainda é cedo!
 A minha mãe pressentia-me, pois não gostava que assistisse à matança, (agora sei que me queria poupar ao medo, que me causasse) mas, curiosita lá estava eu ...
Por aí sabia que o Natal estava mesmo, mesmo a chegar!
As chouriças e as morcelas eram postas a secar numa cana pendurada na chaminé!
Ai que cheirinho! Quase não tinham tempo de secar! Ouvia a minha mãe: "Sape gato!!!»

 

Era lindo o presépio!!!

Mais um dia...  íamos arrancar o pinheirinho ao monte.
«Tragam-no arranjadinho, os ganos fartinhos para se poder enfeitar!  Arranjem musgo para o presépio! Não venham com a noite!» Dizia a minha mãe.
Depois de muito escolher, lá trazíamos um pequenino; em cima duma mesa era  adornado com guarda-chuvas  de chocolate e uns tantos macinhos  embrulhados numas fitinhas de cor; eram trazidos por uma tia  que vinha de Lisboa  passar o Natal connosco e eram esperados com ansiedade; depois umas fitinhas prateadas e algodão para lembrar a neve que estava tão perto de nós: debaixo  ficava o presépio de barro colorido! Era lindo o nosso presépio!!! Tinha também umas luzinhas que cuidadosamente se apagavam quando íamos para a cama.
Chegava o dia da ceia!

As ruas da vila, muito cedo, ficavam desertas!
As poucas lojas fechavam cedo, pois todos queriam estar em casa com a família! Enchia-se a cozinha  de mulheres... a minha avó, a minha mãe, a minha única tia (considero-a como mãe ), uma prima que era viúva, (a miquinhas), o marido da minha tia, o ti Manel,  e as  segundas tias  que eram duas: a que vinha de Lisboa, era muito tagarela, contava, contava coisas, e trazia os chocolates para a árvore;  a outra,  mais senhora, ( estivera em França ); a esta íamos perguntando: «Tia como se diz bom dia em francês?» Ela, toda senhora do seu nariz, respondia  e nós repetíamos (nós, quero dizer, eu, meus irmãos e meus primos, quase todos pela mesma idade, mais coisa, menos coisa.)

 

Vamos para a mesa o Avô já se sentou!
Havia também  um segundo  tio,(homem de poucas posses), cunhado da minha Avó que, por graça ficou lá por casa desde que a mulher morreu; esse era o que descascava as batatas, ia à lenha e fazia as leiras; era o Tio Salva! Bom homem que deixou saudades!
A mesa era comprida na cozinha! Bancos corridos, a família toda em volta e lá era servido o tradicional bacalhau com as batatas e  grelos. Seguiam-se as sobremesas: o tradicional Bolo Rei (marca Paupério comprado na mercearia do Senhor Zé Pereira), a aletria, as rabanadas e as fritas de menina. Era uma alegria! Tudo falava quase ao mesmo tempo, mas só um mandava: o meu Avô, com o seu porte nobre, cabelos brancos e farto bigode.
A voz da minha tia ouvia-se:

-Vamos  para a mesa o Avô já se sentou! Nini (minha mãe), vamos começar com as travessas!
Pelo tardio da noite ouvia-se cantar as boas festas; eram grupinhos de jovens que vinham à porta cantar e deixar a mensagem de um Feliz Natal ao dono da casa. Claro, o meu avô que era  agarrado  às notas, dava uma moeda para se levar à porta e assim agradecer.
Logo pedíamos ao Avô para irmos jogar ao Rapa, Deixa  e Põe. Jogava-se  com pinhões colocados dentro de  uma saquinha de pano branco que a minha avó nos dava;  jogávamos...jogávamos...zangávamo-nos, pois um ou outro roubava sempre o jogo ...  no fim comíamos os pinhões....
Havia a Missa do Galo à meia noite, mas lá em casa ninguém saía.
Antes da meia-noite íamos  para a cama, porque o Menino Jesus vinha trazer os presentes de Natal.
Então, deixávamos o sapato em cima do fogão de lenha ou dentro da fornalha. Era o encanto da noite do Natal! Recordações de menina....

 

Uma lágrima… um coração cheio de alegria
No dia de Natal, havia roupa nova... (vaidozita, ficou o jeito), íamos todos à  missa do Hospital. As irmãzinhas faziam um grande presépio com todas as figuras; era  lindo e todo o povo ia ver....
Ainda continuou com as minhas filhas pequeninas...  com a viola, cantávamos ao Avô ," VENHA DAR AOS SEUS NETINHOS AS SOBRAS DO VOSSO BEM ....(bem, nunca se dava por achado, mas sempre babado...)
Hoje, das mulheres da casa só está entre nós uma tia,( a tal que considero mãe) já com netos e bisnetos no aconchego  da sua família.
Eu construi a minha...não é grande, mas unida! Transmiti o espírito de Natal, a ligação e o bem estar da família.
Eram assim os Natais passados na casa dos meus Avós, na linda Vila de São Pedro do Sul, situada no concelho de Viseu, mais conhecida pela Sintra da Beira.
... 
Uma lágrima… Uma saudade, um coração cheio de alegria, de amor.(ficou-me o jeito)
Deixo esta história para que a minha mãe no seu cantinho, quem sabe, possa ler e ficar feliz.
 A TODOS OS QUE POR AQUI PASSAM, UM NATAL CHEIO DE AMOR, é o meu desejo do fundo, bem do fundo do  meu coração.
BOM  NATAL E QUE O PRÓXIMO ANO TRAGA  MAIS UNIÃO ENTRE OS POVOS.

E QUE OS MAIS ABASTADOS SE LEMBREM QUE HÁ MUITA CRIANÇA  CARENCIADA.

DÊM AMOR, PROPORCIONEM O BEM ESTAR E LEMBREM-SE: 

O CAMINHO CADA VEZ É MAIS CURTO! 


Hermínia Lopes

Universidade Sénior de Vila Nova de Famalicão

(12.12.2009)

 

-- 

 

 O baloiço da vida!...

 

De tão longa...mal se apercebeu!
O comboio lotado, rodou...andou...
Em cada apeadeiro, em cada estação, chegou....
Faces coloridas... sorrisos rasgados...
Faces rígidas...olhares carregados…
Quem eram? Quem foram?
Cruzamentos indistintos! Acasos!
Amigos constantes… outros ausentes!
A REFORMA chegou.........
Alguém anunciou... o comboio parou!
Degraus relaxantes!
E a gare apinhou!
Reflectia Fortuna!
Paredes ausentes, olhares brilhantes!
Ponteiros sobrepostos, ficaram para trás!
Era canto e encanto!
Ai........a calma era uma constante!
Ai......o mar planinho! Sorria...sozinho!
MAS.........lentamente foi desvanecendo...
O quadro repousante... devagarinho....
Foi perdendo o deslumbramento!
MAS... logo, logo a gare encheu!
O Comboio esperou!
A Criança, sorriu!
O Coração palpitou!
O Dia avivou!
Nova escola surgiu!
E a VIDA de novo Floriu

 

(03.12.2009)                                                                             

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Universidade Sénior de Vila Nova de Famalicão
________________________________________________________________________
publicado por j.gouveia às 11:06

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De comunicadoraspt@hotmail.com a 14 de Dezembro de 2009 às 12:40
Lindo o seu conto, Hermínia. Ficámos assim a conhecer a tradição de S. Pedro do Sul que não é muito diferente do Natal da minha aldeia, Fradelos; a única diferença é na matança do porco que, não se fazia nesta altura. Um beijinho e parabéns!
Emília

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano