.Janeiro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Sondagem

.ROINES RUTIS

O site - www.rutis.org

.Comentários

Morrer à fome... isso nem noutros tempos. Só de lo...
Um pensador a quem a nossa democracia muito deve.
Para quê remexer numa coisa que foi drástica e já ...

.Arquivos

AGENDA ROINESXXI

.Links

.SENIORS - MAYORES - ANZIANI - 前輩 > SENIOR LIFE IN THE WORLD

ROINESXXI = SÉNIOR do século XXI | Journal du XXI siècle - Journal of XXI century - Diario del siglo XXI – Jornal do século XXI - Journal di XXI secolo | Portugal tem 245 universidades seniores, 35 mil alunos e 4.500 professores voluntários | Museu do Louvre (Paris) recebe 10 milhões de turistas/ano, Portugal recebe 18 milhões de turistas | Portugal apresenta o mais baixo nível salarial dentro da Zona Euro | Lisboa é das cidades mais "baratas" da Europa, Zurique é a mais cara | Mais de 455 mil pessoas já viram este blog | Tríade para ser feliz: QUERER, APRENDER, FAZER | A Constituição Portuguesa tem 296 artigos | Portugal tem 308 municípios e 3 091 freguesias | Dia dos roinesianos é a 19 de Fevereiro | Existem no mundo mais de 2.700 línguas, a mais falada é o mandarim | Cabo Girão (na Madeira) é o promontório mais alto da Europa e o 2.º mais alto do Mundo | A igreja Católica em Portugal tem 52 bispos e 3.797 padres | Blog ROINESXXI / address > http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/
Terça-feira, 11 de Agosto de 2009

Seniores universitários do Funchal valorizam o futuro

Os seniores universitários que hoje vão reunir-se no Hotel “Jardins do Lago”, no Funchal, têm em agenda a análise dos 16 meses (Março 2008 a Junho 2009)  de frequência na USF e do que pretendem para o futuro. Grosso modo, este encontro visa debater e esclarecer assuntos que têm sido abordados pelos alunos/seniores, com conhecimento da tutela, nomeadamente:

-         Uma sede

-         Inscrição na RUTIS

-         Gestão/Administração

Todos reconhecem que estes são os três pilares fundamentais para que qualquer Universidade Sénior possa funcionar normalmente e em crescente.

Também reconhecem que não podem esperar que sejam os outros a fazer aquilo que aos seniores compete fazer. São os seniores. com gosto pela cultura efectiva, quem melhor pode decidir. Por conseguinte, têm sempre presente palavras de gratidão para com a entidade fundadora da USF.

No espírito fundador das universidades seniores (em 1973, em França) permanece que estas instituições, sem fins lucrativos, devem ser criadas pelos seniores, administradas pelos seniores e dinamizadas pelos seniores. Seniores estes, com mais de 55 anos de idade, que estão de posse de sadias faculdades mentais e físicas.

As eventuais ligações a entidades públicas ou privadas são estabelecidas no âmbito de acordos nas áreas da cultura, dos eventos, dos equipamentos, da logística, de todos aqueles meios que tenham por finalidade valorizar e promover a cultura activa.

A criação de uma universidade sénior exige (em Portugal) um mínimo de dez elementos para que possa ser filiada na RUTIS, pagando uma anuidade de 55 euros mais 5 euros/ano, pelo seguro de cada aluno.

Votos de um “Bom Trabalho”, na tarde de hoje, interrompendo as longas férias de verão! Saudações seniores

 

Alunos da Turma II, da USF, nos Jardins do Lago.

NB: A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição de Utilidade Publica e a entidade represente das Universidades Seniores (UTIs) Portuguesas.

A RUTIS é também a entidade certificadora das UTIS, através do Instituto Português da Propriedade Industrial, e a representante nacional junto da Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade e da UNESCO na II Assembleia Mundial do Envelhecimento.

publicado por j.gouveia às 10:30

link do post | comentar | favorito
15 comentários:
De MARTA a 12 de Agosto de 2009 às 11:07
SOU ALUNA DE UMA U.S. E A MINHA EXPERIÊNCIA FAZ-ME DISCORDAR DE ALGUMAS DAS VOSSAS «REIVINDICAÇÕES».
SINCERAMENTE: OU CONCORDAM COM O QUE TÊM - E AGRADECEM - OU FORMEM VOCÊS UMA U.S., AO VOSSO JEITO, E FREQUENTEM-NA!
QUEM NOS DARIA A NÓS TER UM PLANO DE ESTUDOS COM A QUALIDADE DO VOSSO!
De ada vasconcelos a 14 de Agosto de 2009 às 11:45
pois Marta a diferença é que está à espera que caia do céu, façam o mesmo, esforcem-se para ter algo mais
De João Manuel A. Pereira a 14 de Agosto de 2009 às 14:40
Nada a vida é um produto acabado. Ainda estaríamos na era da Pedra Lascada, caso o Homem Primitivo se contentasse em ter uma caverna para se abrigar e uma pele de animal para se vestir. O progresso consegue-se com inovação, com mentes abertas que arrisquem em dar um passo em frente, aproveitando o potencial que constitui a experiência de vida e com concertação das ideias expressas pela diversidade de pontos de vista que possam contribuir para o bem comum.
Não vislumbro nos textos publicados qualquer falta de gratidão pela tutela da USF. Antes existe uma preocupação pela busca de soluções que possam contribuirpara optimizar o funcionamento da universidade.
De FRANCISCO a 12 de Agosto de 2009 às 12:35
CONCORDO PLENAMENTE COM A COLEGA MARTA.
De JOÃO PEDRO a 12 de Agosto de 2009 às 12:41
COM TODA A FRANQUEZA:
- TODOS NÓS ALUNOS, A NÍVEL NACIONAL. ESTAMOS DE FÉRIAS!
- SE NÃO SABEM COMO GERIR, ENTRE VÓS, AS FÉRIAS, OCUPANDO O TEMPO DE FORMA SALUTAR, COMO QUEREM SER "GESTORES" DE UMA UNIVERSIDADE?
- NÃO HAVERÁ QUEM QUEIRA ESTAR NA VOSSA UNIVESIDADE PARA TER PROTAGONISMO? PARECE-ME QUE SIM!
BOAS FÉRIAS.
De Fernanda a 12 de Agosto de 2009 às 13:41
Quanto é que pagam para frequentarem a Universidade?
É que, pelo blog, têm tanto e querem sempre mais!
Podem deixar um comentário com os valores e o curriculo?
Obrigada.
De ada vasconcelos a 15 de Agosto de 2009 às 21:21
Fernanda o blog é fruto do nosso trabalho. Se o está a elogiar, está a gostar do nosso trabalho só temos a agradecer
De Fernanda S. Gaspar a 12 de Agosto de 2009 às 14:58
Concodo co m tudo o que foi dito anteriormente, mas vejo que também há muita ignorância. Não vejo nenhum mal no que é pedido para a universidade e acho que se há quem não queira melhor não está a colaborar com a Câmara do Funchal e muito especialmente com a senhora Dr.ª Rubina Leal que tem estado sempre ao lado dos alunos. É nossa opinião que quando melhor estiver a universidade mais mérito é dado aos seus superiores e melhor será para os alunos que não fazem de corpo presente mas estão empenhados em dignificar cada vez mais a universidade. Só por ignorância se pode querer que a universidade pare no tempo ou ande para trás. Passar o tempo há muitas opções.
De José Marques a 12 de Agosto de 2009 às 19:54
Sobre este assunto, e seguindo com atenção e respeito os comentários apresentados, gosto de lembrar o ditado: "o saber não ocupa lugar". Então, qual o problema em propor mais possibilidades? O tempo diário que nos é dado viver deve ser preenchido com oportunidades até agora não concretizadas, não convém ficar no comodismo, na rotina, não é verdade? E, porquê não aprender com bons exemplos que existem já nesta área, com situações já testadas e experienciadas? Como dizia um clássico: "o homem é a medida de todas as coisas". Resta acrescentar: "mais e melhor saber é uma ambição natural do ser humano"- Obrigado.
De Anónimo a 12 de Agosto de 2009 às 19:57
Hermínia.

Parece que estes alunos/colegas não estão satisfeitos com o que lhes é proporcionado. Da minha parte só tenho bem a dizer. Claro que também há outras actividades como já foi sugerido aqui, mas para isso existem os Ginásios da CMF que foram pioneiros em Portugal, no apoio à 3ª Idade. Inscrevam-se neles a par com a Universidade e terão o ano inteiro ocupado. Acho que quem tanto critica devia mesmo ter o seu espaço e formar uma Un. Sénior privada. Ah, mas grátis, claro. Afinal é tão fácil gerir programas, calendários, professores, espaços!...
De ada vasconcelos a 15 de Agosto de 2009 às 15:32
Com tanta sabedoria e a está a desperdiçar. Colega era melhor fazer o seu próprio blogg e despejar para lá tudo o que lhe apetece. Força quem não quer, não estraga.
De Fernanda a 12 de Agosto de 2009 às 22:52
Estou de livre vontade na universidade e não me canso de elogiar o que tem sido feito pelo Dr. António Castro, uma pessao amiga e excepcional, e, em primeiro lugar, da Dr.ª Rubina Leal que sempre teve e tem uma palavra amiga para com todos os alunos. Agora há por ai quem confunda alhos com bugalhos e acho bem que haja novas ideias para a nossa universidade, ajudando naquilo que é possível. Venha mais ideias e sã colaboração com quem dirige a universidade em vez de estarem à espera de tudo e depois, pelas costas, fazem críticas de maus pagadores.
De A. Jardim a 13 de Agosto de 2009 às 09:42
Pelos vistos há muita gente que está na universidade sénior para passar o tempo como se a universidade fosse uma casa de caridade para animar os idosos. Vlha-nos Deus. Façam tudo para que a universidade seja um lugar de aprendizagem ao longo da vida e não para pssar o tempo. Sejam gratos à Dr.ª Rubina Leal e ao Prof. António Castro e não fiquem à espera que lhes dêm tudo, em vez de criticar pensem em ajudar a universiadde com novas ideias pois só assim estãoa colaborar. Dou parabéns a todos aqueles que querem ver a universidade com mais condições.
De ada vasconcelos a 14 de Agosto de 2009 às 11:58
Colega está a haver uma má interpretação . Nós estamos juntos da Dra. Rubina e do Dr António para conseguir mais condições.Não há nada a esconder é com eles que queremos ir para a frente.
De Anónimo a 14 de Agosto de 2009 às 12:52
De Hermínia

Será mesmo? Pois não parece, não parece nada! Dá mesmo a ideia que estão insatisfeitos com tudo e todos. Até sinto vergonha. Não sei como encarar a Dra. Rubina, o Prof. António e os outros Professores. Parecemos uma cambada de ingratos.

Comentar post



REDE
UNIVERSAL
DE NOTÍCIAS

João Godim

FREELANCER


contador de visitas
Contador de visitas
Diseño Web Sevilla



Mil Canções
dos últimos 30 anos


>REPORTAGENS

>EUROPA DIRECT

>METEOROLOGIA

>SOS URGENCIAS

>AEROPORTO LISBOA

>AEROPORTO MADEIRA

>TABELA DE MARÉS

.Fotos


GALERIA ROINESXXI
ROINES NOS MEDIA

.subscrever feeds

.pesquisar

 

EUROMILHÔES


BLOGS RECOMENDADOS


Ecclesia
Museu da Imprensa
Regador do Frei Boléo
Começar de Novo
Contextos Históricos
Portugalidade
USTV
Diversidades
Motivo(s) em foco
Guiné - Bart 1914
A TERRA E A GENTE
Actualidade
O Guardião
Fernando Pessoa
Eça de Queiroz
Laurinda Alves
Livros
Leituras
Livros em português
Hábito de Leitura
Casa dos Poetas
Biblioteca Nacional
Observatório da Língua
Língua Portuguesa no Mundo
NOVA ORTOGRAFIA
Português no Mundo Árabe
Observatório da Emigração


José Régio/João Vilaret
A Procissão/João Vilaret
Pablo Neruda
Gabriel Garcia Marques


Coro da Catedral
Projecto Tio
Televisão Saloia
U.Sénior Machico
U.Sénior Funchal
Academia Sénior
Gastronomia Madeirense

PAISES DO MUNDO

11 DE SETEMBRO 2001

ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL

FILMES DE OURO

FILMES PORTUGUESES

LA BALLADE DES GENS HEUREUX
LA VIE EN ROSE
ODE TO MAASTRICHT

VIDEOS MUSICAIS

Amália Rodrigues
Conjunto Académico João Paulo / Sérgio Borges
Manuel Freire
António Prieto
Love Story
Demiss Roussos
Frank Sinatra
Sinatra e Jobim
Vinicius de Moraes
Roberto Carlos
Julio Iglesias
Chico Buarque
Elvis Presley
Conjunto João Paulo
Música árabe
Música céltica
Maria Callas
Laura Pausini
Andrea Bocelli
Música relaxante
Vangelis
Mozart
You light up my Life
Beethoven
Franz Liszt
BeachBoys
Beatles
Elton John
Gigliola Cinquentti
Edith Piaf
Celine Dion
Pavarotti
Louis Armstrong
Nat King Cole
Dont Worry Be Happy

AS MAIS FAMOSAS CANÇÕES DE NATAL

VIOLA OK
Viola clássica Viola/Guitarra
Guitarra/Carlos Paredes
Viola/Gips Kings
Viola/intantil!
Viola/genial!!!
Guitarra Espanhola
Viola:Over the Rainbow
Viola: Kenny Rogers
Viola:José Feliciano